Netec disponibliza tecnologias para licenciamento

Publicada em 16/04/2019

A página do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) da UFSJ acaba de publicar os extratos de oferta para o licenciamento das tecnologias “HOMOGENEIZADOR DE MOVIMENTO PENDULAR VARIÁVEL” e “DISPOSITIVO PARA MEDIÇÃO DE LESÕES ORAIS E  DERMATOLÓGICAS SEGUNDO O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE TUMORES MALIGNOS TUMOR NODES METASTASIS”.

De acordo com o Netec, essas tecnologias foram desenvolvidas por pesquisadores da UFSJ e estão sendo oferecidas a empresas interessadas em produzi-las ou comercializá-las.

As ofertas estão abertas até dia 2 de maio próximo e podem ser acessadas neste endereço: https://ufsj.edu.br/copin/oferta_de_tecnologia.php

Conheça mais as tecnologias:
 
Homogeneizador
 
O que é 
 
Aparelho agitador e misturador, que reproduz movimento pendular de velocidade variável, cuja função é homogeneizar soluções líquidas.
 
Vantagens
 
Agitação ou homogeneização de amostras, especialmente de pequenos volumes, levando à economia de reagentes. Agitação tipo pendular ideal para solubilizar qualquer amostra de maneira mais uniforme. Equipamento compacto, podendo ser adaptado em veículos automotivos por fixação no cinto de segurança e alimentação de energia a 12V, ideal para experimentos de campo, que necessitam de agitação desde a coleta até o laboratório, como por exemplo coletas de sangue em domicílio.
 
Dispositivo para medição de lesões orais e dermatológicas
 
O que é 
 
Trata-se de um conjunto de réguas para medir lesões orais e ou dermatológicas. Além disso, em caso de lesões malignas, permite sua classificação de acordo com o Sistema de Classificação TNM (Tumor, Nodes , Metastasis) que é a mais utilizada mundialmente.
 
Vantagens 
 
Os modelos comumente utilizados para medições de lesões orais e dermatológicas são réguas de escritório, réguas odontológicas, sondas periodontais e paquímetros. Comparando com o modelo atual as vantagens do dispositivo objeto da tecnologia desta oferta são:
 
Ergonomia: o dispositivo contempla características de preensão do instrumento;
 
Acessibilidade: permite acesso para medição em todas regiões da cavidade oral e da superfície externa do corpo contemplando através de seus ajustes a anatomia.
 
Biossegurança: pode ser concebido em material esterilizável ou de uso único.
 
Evita riscos de acidentes: é concebido de forma a evitar risco de lesões por perfuração e cortes durante a medição ou que o material se solte da mão do operador e seja engolido pelo paciente.
 
Contraste com os tecidos: as cores foram escolhidas de maneira que facilitem a visualização pelo operador.
 
Conceito atualizável: Pode ser atualizada em caso de alteração da Classificação TNM.
 
Uso universal para qualquer lesão oral e ou dermatológica: pode ser usada em lesões benignas ou malignas em qualquer forma de sua apresentação, pois não depende do contato do dispositivo com a lesão para medição.