Projetos da Ejel e Ômega Júnior fortalecem empresas clientes

Publicada em 26/04/2019

Uma das características dos trabalhos de uma Empresa Júnior (EJ) é proporcionar benefícios tanto para o universitário que trabalha em uma delas, que desenvolve as capacidades necessárias para a atuação dele na área escolhida, quanto para os clientes, que conseguem um serviço de qualidade equiparável com o mercado a um preço mais baixo. Hoje apresentamos o trabalho de duas EJs ligadas à Central de Empresas Juniores da UFSJ (Cenje) que exemplificam bem esses benefícios: a Empresa Júnior de Engenharia Elétrica (Ejel) e a Ômega Júnior - Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e de Produção.

A Ejel realizou projeto para um de seus clientes com o objetivo de automatizar uma parte da linha de produção, visando aumentar o lucro do empreendimento ao reduzir custos de produção. O trabalho consistiu na construção de uma máquina de cortes comandada por programas específicos. Ao final da realização desse projeto, a capacidade de produção diária, com a instalação da máquina projetada pela Ejel, aumentou em 130%, passando de 20 mil unidades para 46 mil unidades por dia. Consequentemente, isso aumentou sua produção mensal, que era de 400 mil unidades para aproximadamente 1 milhão de unidades produzidas, o que acabou alterando a forma de pensar e agir do cliente. Hoje, a empresa não impacta somente a região em que está instalada, como também outras cidades mais distantes.

Já a Ômega Júnior realizou, em 2017, projeto para uma chocolateria reconhecida há mais de dez anos na produção artesanal de chocolate situada na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais. Tal projeto objetivava o controle e conhecimento sobre as finanças da empresa. Após a realização do mesmo, em relato aos membros da Empresa Júnior, as clientes comentaram que a Páscoa daquele ano foi a de maior faturamento de todos os tempos, e que finalmente conseguiram estabelecer um salário fixo para ambas, ação nunca antes conseguida.

Cenje

Um dos papéis da Cenje é formar empresários juniores capacitados e dar suporte ao desenvolvimento das EJs para que, assim, consigam ser bem estruturadas e prestar serviços de qualidade ao mercado, principalmente ao microempreendedor.

Benefícios à sociedade

Além de universitários e clientes, outro beneficiário direto das empresas juniores é a sociedade, já que muitas das ações das EJs ajudam as empresas-clientes a se manterem no mercado, conseguindo, assim, gerar emprego e girar o dinheiro na economia.