Pesquisa estuda a relação entre sofrimento psicopatológico e o capitalismo neoliberal

Publicada em 29/05/2019

A pesquisa “Análise do laço entre medicalização da existência e o discurso do capitalista a partir da psicanálise” está sendo desenvolvida pelo professor Roberto Calazans, do Departamento de Psicologia da UFSJ, com a participação de alunos de mestrado e de iniciação científica. O objetivo é perceber o impacto do discurso neoliberal na formação das psicopatologias presentes no século XXI, como os diagnósticos de depressão e sintomas de autismo.

O estudo surge com o intuito de dar continuidade a outras pesquisas já desenvolvidas pelo professor desde a sua formação no mestrado. A pesquisa segue em paralelo a outra, intitulada “Implantação da Clínica do Tratamento Psicanalítico Lacaniano do Autismo: Consolidação”, desenvolvida em conjunto com a também professora de psicologia Maria Gláucia Pires Calzavara. “A gente consegue a partir daí demonstrar em casos que, muitas vezes, aparecem extremamente graves, especialmente em casos de sintomas autísticos, que mesmo ali podemos lidar com a estrutura de um sujeito. E ao lidar, a gente encontra saídas, possibilidades de tratamentos, mesmo que a estrutura neoliberal do capitalismo atual tente condenar esses sujeitos a serem meros consumidores de tratamentos à revelia deles”, pontua Calazans.

Para fundamentar a base teórica do estudo, está sendo utilizado autores como o filósofo Slavoj Zizek, os psicanalistas Jorge Alemán e Jacques Lacan, este último sendo a principal referência, pois estabelece na psicanálise o que é a estrutura de um discurso capitalista. Para o professor, apesar da estrutura bibliográfica construída, os resultados alcançados na pesquisa são diretamente voltados para o atendimento clínico.

Com o objetivo de entender a relação entre o neoliberalismo como sistema facilitador para a configuração atual do sofrimento psicopatológico, busca-se encontrar respostas sobre esse laço estabelecido, sobre a constituição do sujeito no laço social capitalista e alternativas psicanalíticas para atuar sobre problema.

Bolsista de produtividade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) oferece auxílio financeiro, por meio de bolsas de produtividade, para pesquisadores desenvolverem seus estudos. O benefício é ofertado com o intuito de valorizar a produção científica no país.

Esta reportagem faz parte de uma iniciativa de divulgação científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).