Minuta do PDI da UFSJ é entregue ao CONSU para análise<br />

Publicada em 10/06/2019

A minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSJ foi encaminhada à Secretaria dos Conselhos Superiores no dia 31 de maio. O documento completo que define os objetivos e estratégias da universidade para os próximos cinco anos foi disponibilizado para análise do CONSU, responsável pelo texto final do PDI.

A conselheira Maria Jaqueline Machado de Araújo foi designada pelo Presidente do CONSU como relatora do processo. A minuta será analisada na próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 17 de junho.

O PDI identifica a Instituição em seu papel social, sua filosofia de trabalho e as diretrizes pedagógicas que guiarão suas ações. A própria estrutura organizacional e as atividades acadêmicas a serem realizadas pela UFSJ também estão descritas no documento que é a principal referência para o planejamento acadêmico e administrativo da universidade para o próximo quinquênio.

De acordo com o presidente coordenador do Comitê Executivo do PDI, Valdir Mano, o conteúdo entregue ao CONSU consolida um trabalho realizado com a participação de todos os setores da comunidade acadêmica. “A minuta elaborada buscou construir um documento que representa os anseios daqueles que fazem parte desta instituição, contando com a colaboração de técnicos administrativos, docentes e estudantes e todos os campi da UFSJ. Neste momento, cabe ao CONSU a análise do texto e a promoção de sugestões que os membros considerem pertinentes para aprimorar as ações estratégicas da Universidade a serem executadas nos próximos anos”.

Construção do PDI: Iniciada em agosto do ano passado por meio da constituição do comitê executivo e da comissão responsável por seu desenvolvimento, por meio dos Grupos de Trabalho (GT), a elaboração do PDI envolveu centenas de pessoas que identificaram a realidade institucional e as primeiras versões de objetivos e ações. O texto entregue ao CONSU traz 73 objetivos que descrevem as atividades a serem desenvolvidas para se alcançar as metas estabelecidas para o período definido. Além do “Desenvolvimento Institucional”, a minuta traz ainda “Introdução”, “Projeto Pedagógico Institucional (PPI)”, “Diagnóstico Institucional” e “Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023”.