COEN: inscrições de trabalhos terminam dia 30

Publicada em 25/06/2019

As inscrições de trabalhos acadêmicos para a próxima edição do Congresso de Engenharias da UFSJ, o COEN, já estão abertas. O período de submissão se encerra em 30 de junho. O evento, este ano, acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, com o tema “Interconexão”, expresso no slogan “Seja você o seu diferencial”, que diz respeito à interdisciplinaridade necessária para a atuação profissional e acadêmica na área de Engenharia.

No edital, estão postas as principais informações sobre o envio de trabalhos para avaliação. Os artigos devem conter de 5 a 15 páginas, respeitado o limite de quatro autores por trabalho. O Congresso normatiza modelos próprios para artigo ou banner, disponíveis no portal COEN. São trinta os temas definidos em edital, que vão do controle de qualidade em processos à ergonomia, passando pelo ensino de Engenharia.

“Não se forma um engenheiro mecânico sem conhecimento de gestão, sem noções básicas de elétrica; é preciso um conhecimento abrangente”, explica o professor Eduardo Miguel da Silva, coordenador geral do COEN. A programação completa, ainda a ser divulgada, prevê espaço para workshops, palestras com profissionais, as tradicionais apresentações de trabalhos acadêmicos e visitas técnicas a empresas da região, o que “melhora a interlocução entre a formação acadêmica e prática”, como sustenta o coordenador.

A oportunidade de participar de um evento interdisciplinar é destacada por Eduardo, que se graduou em Engenharia Mecânica pela UFSJ em 1994. Duas décadas depois, já em 2017, ele retornou como professor adjunto, função que ocupa atualmente. “Com a expansão da UFSJ nesses anos, abriu-se um leque muito maior de opções para a formação em Engenharia”, reflete.

À época da graduação de Eduardo, ainda não existia o COEN, cuja primeira edição data de 2010. Para as novas gerações de estudantes, trata-se de oportunidade única para conhecer a área a fundo. “Acho que foi esse o momento em que descobri qual caminho seguir na minha carreira”, conta Leonardo Vasconcelos, 23, que, passadas duas edições, assumiu a coordenação geral estudantil do COEN.

Estudante do 8º período de Engenharia Elétrica, Leonardo é responsável pela “gestão de conhecimento” e pelo contato com outros departamentos internos e outras universidades da região. Expandir a abrangência do COEN para nível regional é um dos objetivos da equipe. Atualmente, Leonardo se dedica à sua segunda iniciação científica, intitulada “Detecção de desalinhamento através de análises de vibração e lógica fuzzy”: estuda os cálculos necessários para se prever falhas futuras em motores elétricos, sem prejuízo para a produção hipotética.