"Embaixadores das Vertentes" promove experiências de empreendedorismo a estudantes

Publicada em 27/08/2019

Desde o último dia 23, estudantes técnicos e universitários estão vivendo a experiência de serem agentes de transformação socioeconômica, em uma semana de imersão em empreendedorismo e inovação que prossegue até sexta, 30. O programa, denominado “Embaixadores das Vertentes”, é uma iniciativa promovida pela Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), em conjunto com diversas entidades de São João del-Rei e pretende colocar jovens de instituições educacionais da cidade em contato com a realidade do mercado de trabalho e, com isso, capacitá-los para os desafios encontrados no dia a dia dos empreendedores.

Nos dois dias iniciais, a primeira turma do programa passou por capacitação com profissionais de mercado e membros da incubadora de empresas, que incluiu treinamento, palestras e aprendizado por experiência. Essa etapa preparou os participantes para propor soluções ao desafio de ampliar o impacto da Associação dos Médicos Veterinários das Vertentes (AMVET-Vert) na região.

Durante toda a semana, a equipe do programa oferece suporte de conhecimento teórico e mentorias para os grupos. No último dia do evento, uma bancada composta pela AMVET-Vert e outros convidados escolherá a melhor solução, que receberá premiação em dinheiro.

“Preocupamos também em estimular nos participantes aspectos voltados ao desenvolvimento pessoal, para que eles possam ser verdadeiros líderes durante e ao saírem da universidade”, destaca o coordenador da Indetec, professor Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, do Departamento de Ciências da Computação.

Embaixadores das Vertentes

O Programa Embaixadores das Vertentes nasceu com o objetivo de aproximar da sociedade (e de suas demandas) o potencial intelectual das universidades. Por meio de experiências de imersão que contemplam atividades dinâmicas e práticas, a iniciativa propõe o aperfeiçoamento e a aplicação dos conhecimentos de empreendedorismo e inovação além do ambiente acadêmico.

Segundo Dárlinton, após essa semana de atividades, os estudantes poderão dar continuidade aos trabalhos, tornando-se parte do projeto: “Os participantes poderão optar por permanecer na rede da Incubadora, contribuindo em outras atividades que serão propostas pela equipe e, com isso, concretizarem-se como Embaixadores das Vertentes”, aponta o coordenador.

A ideia é que esta seja a primeira de muitas turmas de embaixadores, e que o programa seja contínuo, ampliando as oportunidades de atuação e beneficiando o comércio da região. As empresas, ao participarem propondo desafios, além de apoiarem a iniciativa local, apostam em uma estratégia econômica eficiente de busca por inovação para seus negócios. Para além disto, o programa busca incentivar a cultura do empreendedorismo nos jovens da região, estimulando o crescimento socioeconômico das Vertentes.