São-joanenses lançam livro infantil no Centro Cultural UFSJ

Publicada em 28/08/2019

O escritor, pesquisador e professor Wagner Dias viveu por 29 anos em São João del-Rei. Juntamente com o artista plástico são-joanense Magela Miranda, que contribui com aquarelas, lançará o livro infantil "A gota e o mar", na sexta-feira, 30 de agosto, às 19h30, no Centro Cultural UFSJ. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos do autor e do ilustrador.

Wagner passou pelas etapas de escolarização em São João del-Rei, mais exatamente no Jardim Bárbara Heliodora, Escola Maria Teresa, Colégio Estadual Cônego Osvaldo Lustosa e, posteriormente, graduação em Letras. Apaixonado por livros desde a infância, hoje entrega às crianças uma de suas mais sensíveis histórias: “escrevi com o coração. Acredito que ‘A gota e o mar’ poderá emocionar os pequeninos leitores!" Wagner Dias é doutorando em Didática pela Université Laval / Quebec – Canadá, doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Unesa.

Magela, por sua vez, dirige, escreve e encena espetáculos de teatro de marionetes no grupo Movimento Marionetes, que criou em 2005. Discípulo de Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo de teatro de bonecos em Belo Horizonte (MG), participou da oficina de criação e construção dos bonecos para o espetáculo “A Flauta Mágica”, de Mozart, um grande sucesso da companhia. Professor há mais de 20 anos, Magela Miranda une arte e ensino, garantindo a seus alunos e a seu público a integração do aprendizado artístico como um dos pilares educativos. Magela Miranda é artista plástico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Cinema de Animação. É pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

O Centro Cultural UFSJ está situado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, n° 17, no Largo do Carmo, São João del-Rei (MG).

Sinopse

O livro narra a amizade, os sonhos e as aventuras de dois personagens surpreendentes. Por meio da musicalidade do texto e de suas rimas e imagens, torna-se possível um mergulho nos mais secretos sentimentos infantis! “A Gota e o Mar” promete possibilidades diversas de interpretações. O jogo de texto e imagens permite que o leitor construa sua própria linha de compreensão e se interrogue sobre os duplos sentidos e metáforas que podem ser desvendadas a cada página. O livro está sendo lançado no Brasil e em Portugal.