UFSJ é palco do 1º Fórum de Arte Urbana das Vertentes

Publicada em 29/08/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei recebe o 1º Fórum de Arte Urbana das Vertentes (FAUV-Vertentes), de quinta-feira a sábado desta semana, 29 a 31 de agosto. O pátio central do campus Dom Bosco será o palco das atividades que começam às 10h e seguem durante todo o dia. Proposto por membros da comunidade estudantil da UFSJ, com o incentivo da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), o evento busca refletir sobre o papel da arte e do artista no meio urbano e suas influências nas pessoas, no cenário e no cotidiano da cidade.

O FAUV visa reunir a comunidade local, artistas, estudantes, professores e representantes das instituições ligadas à preservação do patrimônio e do aparato arquitetônico de São João del-Rei. O evento traz à cidade professores, pesquisadores e 'artivistas urbanos' de várias partes do país. Pessoas interessadas em promover o diálogo sobre as demais cidades do Campo das Vertentes também estão convidadas a participar.

Entre as atrações, o Fórum realiza mesas temáticas, palestras, intervenções culturais e exibição de documentários, além de uma plenária final para consolidação dos resultados e desdobramentos do Fórum. O evento prevê ainda a formação de grupos de trabalho para a discussão mais aprofundada sobre as seguintes temáticas: “Arte e Inclusão”, “Relação entre periferia e centro”, “Galerias a céu aberto” e “São João: Cidade das Artes”. Espetáculos e shows também fazem parte da programação.

Confira todas as atividades do 1º FAUV estão disponíveis neste link.