UFSJ participa da 4ª Campanha #AprenderParaPrevenir

Publicada em 13/09/2019

Com o tema “Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas”, a quarta edição da Campanha Aprender Para Prevenir já começou. A campanha tem apoio da UFSJ e estimula a discussão sobre desastres socioambientais, temática frequente no cotidiano das sociedades contemporâneas. De 1 a 31 de outubro, interessados podem inscrever projetos ou ações educativas voltadas para a redução de risco de desastres.

A inscrição deve ser efetuada no site (aba inscrição). A premiação está prevista para o mês de novembro. Os vencedores receberão pluviômetros semiautomáticos, kits educativos e estações meteorológicas didáticas. As inscrições completas, mesmo que não premiadas, serão compartilhadas no site da Campanha e divulgadas em outros meios de comunicação.

A organização é do Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC). A iniciativa acontece desde 2016 e foi criada para mobilizar o público estudantil. A partir do compartilhamento de ações educativas locais, que envolvem conhecimentos e saberes sobre as causas e efeitos dos eventos extremos, a campanha busca fortalecer as comunidades consideradas vulneráveis.

A adesão é voluntária, e setores como Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia podem participar com projetos que já desenvolvam em suas localidades que tratem da temática Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD) com comunidades escolares ou instituições de educação não-formal.

UFSJ ensinando a prevenir

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Riscos (Gepeger), relacionado ao Departamento de Geociências, e coordenado pela professora do Departamento Carla Juscélia de Oliveira Souza, já participa dessa iniciativa. “Ao longo dessas quatro edições a gente sempre tem participado através das nossas atividades de extensão”, comenta Carla.

As ações do Grupo ocorrem na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Polivalente, localizada no bairro de Matosinhos. O projeto é considerado piloto e a escola é uma parceira desde o início. Segundo a professora, as atividades de pesquisa e extensão envolvem a comunicação como forma de orientação: “A nossa preocupação, nossos trabalhos, vão nessa direção, de trabalhar com o conhecimento e com as medidas de prevenção para os mais diversos tipos de riscos”, detalha.

Além disso, a UFSJ participará na divulgação da campanha em diferentes meios de comunicação e redes de contatos da UFSJ.