Dia Nacional da Coleta de Alimentos: você pode ser voluntário!

Publicada em 04/10/2019

No dia 9 de novembro acontece o Dia Nacional da Coleta de Alimentos em todo o Brasil. A campanha é proposta pela ONG Companhia das Obras (CdO), há 14 anos, em várias cidades brasileiras, e encampada por voluntários de cada cidade. Em São João del-Rei os voluntários se revezam à frente de sete supermercados. Você pode ser voluntário: para participar é preciso se inscrever neste formulário até o dia 5 de novembro.

Serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis, como achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, farinhas de milho e mandioca, canjiquinha, latas de milho, ervilha, seleta de legumes, sardinha, molho de tomate e macarrão. Além de arrecadar os alimentos para doação, também é objetivo da CdO sensibilizar e motivar os participantes para a atividade gratuita e voluntária.

Em cada cidade, os alimentos coletados são doados a bancos de alimentos locais e, então, distribuídos para as entidades parceiras. O objetivo do intermédio dos bancos de alimentos é evitar a má distribuição ou desperdício dos alimentos.

Os alimentos arrecadados serão revertidos em doações para, pelo menos, 17 associações de caridade em São João del-Rei e região. São elas: Agência Adventista de Assistência Social (AASA); Albergue Santo Antônio; Apae São João del-Rei; Associação Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia (Tiradentes); Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira Pereira (Cáritas São João del-Rei); Centro de Convivência Padre Zegrí (Obras Irmã Gema); Cooperativa Santo Antônio (Paróquia Imaculada Conceição); Creche Risoleta Neves (Paróquia Nossa Senhora do Pilar); Creche Santa Clara (Paróquia São Francisco de Assis); Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Ritápolis); Lar de Idosos Abrigo Tiradentes; Paróquia São José Operário (Tejuco); Sociedade São Vicente de Paula (Vicentinos): Conselho Central 1 (Matosinhos) e 2 (N. S. Pilar); Sopa Vovó Faleiro; Pastoral da Sobriedade (Paróquia São Sebastião - Santa Cruz de Minas).

Mais de 4 toneladas

Em 2018 São João del-Rei arrecadou 4296 quilos de alimentos em São João, distribuídos para 16 entidades da cidade e região. O processo de arrecadação teve a participação de mais de 150 voluntários, dentre eles diversos alunos e professores da UFSJ.