Professora da UFSJ apresenta documentário em universidade da Dinamarca

Publicada em 25/11/2019 - Fonte: ASCOM

A professora do Departamento de Artes da Cena da UFSJ, Carina Maria, apresentará amanhã, dia 26 de novembro, na Universidade de Copenhague na Dinamarca, o documentário Coletivo Fuzuê: Teatro Universitário em Tempos de Restrição, seguido de uma mesa de debate.

A produção do filme é um dos resultados da parceria entre o Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ e o Grupo de Pesquisa Terra em Cena da UnB; e a sua circulação internacional fomentada através do Edital de Apoio à Criação e Circulação Artística da UFSJ/ PROEX. No mês de agosto, o Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena recebeu a visita dos pesquisadores do Coletivo Terra em Cena, o professor Felipe Canova (UnB) e o cinegrafista do MST Janelson Ferreira (Janes) para captação de som e imagens, oficinas e debates sobre teatro político e vídeo popular.

O filme Coletivo Fuzuê: Teatro Universitário em Tempos de Restrição apresenta-se em formato de documentário, a partir das imagens de apresentações e do processo de criação dos dois experimentos do Coletivo: Fuzuê, de 2016 e Confere, de 2018. De acordo com a professora Carina: “A narrativa fílmica relaciona tais produções teatrais – incluindo a metodologia de trabalho do Coletivo e a realidade do entorno universitário – com seus respectivos momentos históricos – do golpe de 2016 e ascensão do bolsonarismo no Brasil.”