Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Publicada em 25/11/2019

No dia 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que denuncia a violência contra a mulher e cobra de todos os países políticas para a sua aniquilação.

A data foi decretada pelo movimento feminista latinoamericano em 1981, para marcar a morte das três irmãs Mirabal na República Dominicana, assassinadas por se opor à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo.

Em 2018, no Brasil, 145 mil casos de violência contra mulheres foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), tipificados como violência física, violência psicológica, violência sexual, dentre outros, sendo que cada registro pode conter mais de um tipo de violação. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada quatro minutos uma mulher é agredida por pelo menos um homem.

A violência de gênero é um problema estrutural que afeta mulheres, colaborando para o aumento da subordinação em relação ao gênero masculino. É uma questão social, cujo combate tem importante dimensão política. Assim, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher reivindica educação e informação, além de justiça efetiva na proteção das mulheres e na punição para quem comete esse tipo de violência.