Evento na FAPEMIG discute novas regras de avaliação para pós-graduação

Publicada em 28/11/2019

Com o objetivo de esclarecer as novas regras de avaliação dos programas de pós-graduação, será realizado no dia 2 de dezembro o “Encontro com a Capes: a nova avaliação da pós-graduação”. O evento, que acontece no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), visa levar ao conhecimento de pró-reitores e coordenadores de programas de pós-graduação das universidades mineiras a mais recente política de avaliação da pós-graduação pela Capes.

 Dentre a programação do evento estão palestras com a Dra. Sônia Báo, diretora de Avaliação da Capas que vai falar sobre “A Avaliação Geral da Pós- Graduação”; Dr. José Oswaldo Siqueira – Diretor do ITV com a palestra “ Uma visão da pesquisa de empresa”; e para finalizar o Dr. Flávio Camargo, coordenador da área de ciências agrárias da Capes, eu vai palestrar com o seguinte tema: “A Avaliação na Ciências Agrárias”. As vagas são limitadas e restritas a coordenadores e pró-reitores de programas de pós-graduação. Para participar basta confirmar presença pelo e-mail: cerimonial@fapemig.br

Mais verbas para Pós-Graduação

Vale lembrar que na última terça-feira, com a presença do presidente da Fapemig que também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Evaldo Vilela, a Capes anunciou em Brasília que vai investir R$ 200 milhões, pelos próximos quatro anos, em cursos de mestrado e doutorado. Com os recursos, 1.800 novas bolsas de pós-graduação com foco nos programas com nota 3 e 4 serão ofertadas a partir de março de 2020. A iniciativa é uma parceria da agência de fomento com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). “A pós-graduação na Capes evoluiu muito, viramos referência mundial. Mas, as necessidades de hoje são diferentes das do início do século. Então, nós temos que nos atualizar através de parcerias”, disse Evaldo Vilela.

Data: 2 de dezembro

Horário: 9h às 12h30

Local: Auditório da sede da Fapemig 

Fonte: Fapemig