UFSJ e Inaes promovem Dia de Campo sobre carvão vegetal sustentável

Publicada em 21/01/2020

O Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São João del-Rei junta-se ao Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) para promover o primeiro "Dia de campo sobre produção sustentável de carvão vegetal", no dia 10 de fevereiro, das 8h30 às 16h. A entrada é gratuita. O evento acontece na área da Unidade Demonstrativa do Sistema Forno-Fornalha do Campus Sete Lagoas (CSL/UFSJ) e faz parte do Programa Siderurgia Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNud Brasil).

O objetivo do Dia de Campo é apresentar informações sobre um sistema forno-fornalha para carbonização de madeira, que possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com qualidade e baixa emissão de poluentes. Por meio de visitas técnicas e palestra, serão discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à silvicultura, qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e aspectos ambientais da produção de carvão vegetal.

O evento tem como público principal produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, siderúrgicas e agentes de fomento. O Dia de Campo também é aberto aos demais interessados em conhecer mais sobre o assunto. As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Engenharia Florestal da UFSJ, pelo telefone (31) 3775-5523 ou pelo e-mail deflo@ufsj.edu.br.

A equipe técnica da UFSJ responsável por ministrar o dia de campo serão os professores do Departamento de Engenharia Florestal Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes e Renato da Silva Vieira.