Só saia de casa para fazer o bem: doe sangue!

Publicada em 26/03/2020

É tempo de seguir a recomendação dos órgãos de saúde e ficar em casa por conta da pandemia de Covid-19, mas uma importante ação não pode ser deixada de lado: doar sangue. A Fundação Hemominas já sofria com baixas de estoque nos últimos meses devido às fortes chuvas e feriados prolongados, e agora a situação se agravou.

Os processos de doação não oferecem riscos de contaminação e são essenciais para o país. A Assessoria de Comunicação da Fundação Hemominas esclarece que “as unidades onde são recebidos os doadores são ambientes de pessoas saudáveis: só doa sangue quem está em plenas condições de saúde”. Os requisitos gerais para a doação de sangue são:

- ter e estar em boa saúde
- ter entre 16 e 69 anos,
- pesar acima de 50 quilos
- não ter passado por situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis
- não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

“Nesse período de pandemia de Covid-19, estamos enfatizando que, se o doador está com sintomas de gripe, tem que aguardar os sintomas terminarem e 14 dias para fazer a doação de sangue”, reforça Ana Paula Avelar, assistente técnico de Hemoterapia e Hematologia do Hemonúcleo de Sete Lagoas.

Todas as condições e restrições para doação de sangue estão disponíveis neste link.

Medidas de prevenção de Covid-19

Todos os protocolos da OMS para não transmissão do Covid-19 estão sendo seguidos pelas unidades. São eles: reorganização das salas de espera e de coleta do sangue, a fim de garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores; entrada limitada a três doadores por vez na sala de coleta; medidas de higienização e prevenção; obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); caravanas de doadores só são aceitas se tiverem, no máximo, dez pessoas.

A sede de São João del-Rei informa que, internamente, aumentaram a frequência da limpeza e desinfecção dos locais com maior circulação, como bancada de portaria, bancada de cadastro, maçanetas, corrimões e banheiros; lacraram o bico dos bebedouros; fixaram cartazes em todos os banheiros com orientações de como lavar as mãos.

A fundação Hemominas informa que suas unidades estão funcionando normalmente em todo o estado, de segunda-feira a sexta-feira. Os agendamentos podem ser feitos online pelo site da Hemominas ou pelo Telefone 155.