Projeto Fotografias por Minas reúne mais de 300 profissionais da fotografia em ação solidária

Inspirada na ideia "para imaginar um mundo novo", a iniciativa irá beneficiar projetos sociais mineiros afetados pela pandemia. Projeto conta com participação de professora e de ex-aluno da UFSJ

Mobilizado pela pandemia de Covid-19, um grupo de fotógrafas e fotógrafos mineiros se uniu para uma iniciativa solidária em prol de entidades e grupos sociais impactados pelo novo coronavírus. Tendo como inspiração ações realizadas por profissionais da fotografia em lugares como São Paulo e Bérgamo, na Itália, surgiu o projeto Fotografias por Minas.
 
A iniciativa, lançada na quinta-feira, 21, às 20 horas, prosseguirá até 12 de junho. O projeto já conta com a adesão de mais de 300 participantes, profissionais de renome, entre eles Kátia Lombardi e Thiago Morandi, professora e ex-aluno da UFSJ, respectivamente. Também participam Eustáquio Neves, Márcia Charnizon, Pedro David, João Castilho, Gustavo Lacerda, Kika Antunes, Isis Medeiros, Daniela Paoliello, entre outros. Da região das Vertentes, também estão presentes André Frade, Alberto Lopes e Helena Leão.
 
Cada participante do Fotografias por Minas disponibilizará, para doação pelo valor de R$ 150, uma imagem de sua autoria. O tema das imagens é inspirado na ideia “para imaginar um mundo novo”, em referência ao livro “Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, e as fotografias enviadas expressam uma reunião de múltiplos olhares.
 
As cópias/prints fine art das fotografias serão ilimitadas, pelo tempo que durar a iniciativa. As doações poderão ser feitas no site www.fotografiasporminas.com.br. As imagens serão impressas em papel Hahnemuhle Photo Rag 188 gr, em Pigmento Lucia EX Pro, no formato 20x30cm, realizadas pela Artmosphere.
 
O pagamento será feito por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou Mercado Pago. As fotografias serão impressas, a partir de outubro, e enviadas pelos Correios. O valor arrecadado, depois de serem descontados custos de impressão e logística, será destinado a projetos sociais mineiros que necessitam de auxílio imediato por causa da pandemia. O montante será revertido e distribuído na compra de alimentos, medicamentos, materiais de proteção e higiene ou outros itens de necessidade indicados pelas entidades.
 
O projeto Fotografias por Minas tem parceria e o apoio de empresas mineiras, como a Greco Design, a Artmosphere Fine Art e a ETC Comunicação.
 
Projeto Fotografias por Minas
 
Em 2018, foi criado o grupo “Fotografia pela Democracia”, formado por fotógrafas e fotógrafos em vários lugares do país. Em Belo Horizonte, o primeiro encontro presencial reuniu 127 pessoas. As conversas continuaram pelo whatsapp, discutindo política e assuntos ligados à fotografia.
 
A partir do grupo de profissionais que se reúne virtualmente, surgiu a ação Fotografias por Minas, inspirada em iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do Brasil e do mundo. O objetivo é “continuarmos com nossa união, pensando em ações e atividades de apoio entre nós e de fortalecimento da fotografia contemporânea”, conforme destaca Ísis Medeiros, uma das colaboradoras do projeto.
 
“Percebemos que esta iniciativa de criar uma campanha está sendo muito importante para, de certa forma, traçarmos um olhar contemporâneo sobre a fotografia criada no estado. Isso acabou reunindo uma diversidade de representantes dessa criação, a união da classe para um bem comum maior, que é ajudar comunidades em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Júlia Pontés, colaboradora do projeto.
 
Márcia Charnizon explica a importância de projetos como este para os profissionais da fotografia em tempos de pandemia. “Devido à desigualdade social no Brasil, entendemos que o impacto da Covid-19 será mais grave em populações mais vulneráveis. Para nós, é importante contribuir para tentar mitigar essa situação. Doar imagens nos pareceu a ideia mais sincera.”
 
Fonte: Divulgação


Publicada em 25/05/2020
Fonte: ASCOM

 Voltar