UFSJ promove mapeamento das condições gerais de sua comunidade

Publicada em 02/06/2020

A Universidade Federal de São João del-Rei inicia, nesta terça, 2 de junho, o mapeamento das condições de saúde e segurança de seus estudantes, professores, técnicos-administrativos e terceirizados em tempos de pandemia da Covid-19, além do levantamento das condições de acesso à internet, a recursos digitais e ao uso das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo é reunir elementos para subsidiar ações futuras próximas e posteriores ao término desse momento singular que estamos vivendo. A participação de todos os segmentos é fundamental para o sucesso do diagnóstico.

O mapeamento será feito por meio de formulário enviado por e-mail, e disponível também na página da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. A intenção da Universidade é conhecer as condições da comunidade acadêmica para lidar com a possibilidade de retomada das atividades didáticas, ainda que remotamente e de modo emergencial.

Diante das incertezas trazidas pelo novo coronavírus, a Universidade se viu diante de desafios que envolvem a essência de suas atividades. “O eixo do processo de ensino-aprendizagem são as pessoas. Os posicionamentos são os mais variados. A UFSJ vai embasar seu posicionamento de forma colegiada, e esse mapeamento é parte dessa decisão”, afirma o reitor.

O questionário é formado por questões abertas e de múltipla escolha, direcionadas a cada uma das categorias, e outras de caráter específico. Os resultados serão divulgados pelos meios de comunicação da Universidade e levados aos conselhos superiores.