DQBIO atua no enfrentamento à pandemia em Ouro Branco

Publicada em 17/06/2020 - Fonte: ASCOM

Por meio de ações práticas, o Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO,) do Campus Alto Paraopeba (CAP), está auxiliando o poder público e a população de Ouro Branco(MG) a enfrentar a pandemia da Covid-19.

Uma delas é o treinamento em biossegurança para os funcionários públicos da Prefeitura local. A demanda surgiu a partir de um pedido da Secretaria de Meio Ambiente, que solicitou auxílio no desenvolvimento de um padrão para desinfecção de ambientes públicos, ação que conta com o envolvimento de 11 professores do DQBIO.

O Departamento também tem atuado contra a disseminação de fakes news, a partir da produção de conteúdos informativos e divulgação de informações científicas por meio das redes sociais e do WhatsApp. Esse trabalho inclui oito estudantes e três docentes, sob a coordenação da professora Izabel de Souza Chaves.

O professor Rafael Mafra de Paula Dias, integrante do projeto, ressalta que as atividades têm trazido um retorno positivo: “Embora nosso alcance seja local, a iniciativa tem contribuído para a difusão e popularização de informações de qualidade, com respaldo científico e fontes confiáveis, as quais a população se sente confortável para compartilhar.”

Máscaras Solidárias
O DQBIO também estabeleceu parceria com o grupo Máscaras Solidárias, que atua na confecção e distribuição de máscaras artesanais. A iniciativa partiu de um grupo de costureiras e artesãs do bairro Bandeirantes, em Ouro Branco, e logo se espalhou pela cidade. O grupo já distribuiu mais de 1.700 máscaras, que foram destinadas aos postos de saúde, à APAE e à Secretaria de Assistência Social do município.

A professora Daniela Leite Fabrino tem assessorado o grupo em questões de logística e em relação aos cuidados sanitários. Além disso, o Departamento é responsável pela preparação de material didático sobre o uso e higienização das máscaras, que é distribuído junto com as peças.

Para cconhecer mais sobre a atuação do DQBIO/CAP, navegue por esse endereço eletrônico

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom