GEETEC lança site em comemoração a 10 anos de projeto

Publicada em 29/06/2020 - Fonte: ASCOM

O Grupo de Extensão no Ensino de Tecnologias Computacionais (GEETEC), do Campus Alto Paraopeba, lançou novo site para divulgar as realizações da primeira década do projeto Aplicação de Tecnologias Computacionais no Ensino Regular. Desde 2010, o projeto leva a Tecnologia da Informação a crianças e adolescentes da rede pública de ensino como forma de incentivo à inovação e ao empreendedorismo. Nesse período, o grupo atendeu cerca de 29 escolas públicas de Conselheiro Lafaiete e região, beneficiando mais de 1.700 estudantes.

As atividades se dividem em quatro frentes: inclusão digital; segurança na internet; ensino da linguagem de programação; e introdução à eletrônica e robótica. E ainda prepara estudantes para disputar a Olimpíada Brasileira de Informática.

Idealizado pelo professor Fernando Teixeira, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades, o projeto envolveu 10 professores e 25 estudantes do Campus Alto do Paraopeba. Como se lê no material de celebração da data, “foram muitos desafios e várias alegrias ao longo desses 10 anos de projetos e programas. Aprendemos muito com a sabedoria e as dificuldades da comunidade local que nos acolheu em suas escolas e procuramos contribuir, da melhor forma que pudemos, para o ensino na região.”

O GEETEC dá seguimento às suas atividades durante o isolamento social de forma remota: iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para celular, de modo a garantir que os alunos continuem acessando o material didático e realizando as atividades mesmo sem a conexão constante com a internet. Os alunos ainda têm à disposição conta no Instagram e um canal no YouTube para compartilharem informações acerca dos assuntos trabalhados em sala.

Samara Santos
Aluna de Jornalismo, estagia na Ascom