Professora da UFSJ participa do Lapem Talks

Publicada em 08/07/2020

O Lapem Talks, evento organizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que conta com a presença de especialistas ligados ao setor de carvão vegetal e energia da biomassa, termina nesta sexta, 10, com palestra da professora Marina Donária Chaves Arantes, às 9h.

A professora do Departamento de Engenharia Florestal, do campus da UFSJ em Sete Lagoas, será uma das integrantes do webinar Sistema fornos-fornalha: UD/projeto siderurgia sustentável, transmitido pelo canal do YouTube do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (Lapem/UFV).

O evento tem como público principal os produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores das áreas de Ciências Agrárias, siderúrgica e agentes de fomento.

O objetivo do webinar, que também disponibilizará vagas a pessoas que se interessem pelo tema dos debates, é difundir informações sobre o sistema fornos-fornalha desenvolvido pela UFV para pequenos e médios produtores de carvão vegetal. Serão discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e aspectos ambientais da produção de carvão vegetal.

Participação da UFSJ
Por intermédio do Programa Siderurgia Sustentável, vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), foi implementada unidade demonstrativa do sistema fornos-fornalha no Campus Sete Lagoas, desenvolvida em parceria entre a UFSJ e o Instituto Antônio Ernesto de Salvo e a UFSJ. A tecnologia do referido sistema para carbonização de madeira possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com baixa emissão de poluentes. Segundo a professora Marina Donária, o projeto está em fase final, com sete das dez etapas já concluídas.

A equipe técnica da UFSJ participante do Projeto Siderurgia Sustentável é composta pelos professores do Departamento de Engenharia Florestal - Ana Flávia Neves Mendes Castro, Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes, Renato da Silva Vieira e Renato Vinícius Oliveira Castro; e pelos graduandos Isabella Carolina de Almeida, Lívia Ferreira da Silva e Reginaldo Arthur Gloria Marcelino.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail deflo@ufsj.edu.br.


Guilherme Guerra
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom