Práticas integrativas para amenizar os impactos do isolamento social

Publicada em 14/07/2020 - Fonte: ASCOM

O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde (Lappis) iniciou uma série de atividades direcionadas a essas práticas durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. O grupo organizou materiais didáticos, disponíveis no perfil do Instagram, sobre cada uma das práticas trabalhadas: a meditação, a fitoterapia e o Lian Gong, prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa.

O projeto é coordenado pela professora Luciana Netto, do Departamento de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, conta com três estudantes do curso de Farmácia, e tem como objetivo difundir bem-estar e saúde. “As práticas integrativas e complementares podem ser utilizadas para proporcionar aos usuários um momento de relaxamento, para evitar o estresse causado pelo isolamento social e seus desdobramentos, que alteram o equilíbrio pessoal”, explica a coordenadora.

Conheça um pouco as práticas oferecidas pelo Lappis:

Meditação
A meditação é uma prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico com o intuito de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. Além de introduzir a meditação e apresentar práticas guiadas, o grupo também tem um chat no WhatsApp para discutir a prática.

Fitoterapia
A fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A prática foi institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O grupo elaborou um material com orientações sobre o preparo e o uso de chás com efeito calmante, com o intuito de ajudar a reduzir os níveis de ansiedade causados pela quarentena.

Lian Gong
O Lian Gong é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e tem o intuito de aliviar estresse e dores físicas a partir de exercícios. Abordagem terapêutica milenar, que tem como base a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos. A introdução da prática e os exercícios estão disponíveis no Instagram do Laborátorio.

O Lappis
O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde foi criado em 2018 com o objetivo de contribuir para a reorientação do modelo assistencial, de modo a quebrar o paradigma assistencial-biomédico. A promoção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no campo da extensão e da pesquisa busca trabalhar com a integralidade do indivíduo, valorizando o autoconhecimento, o autocuidado, a participação social e a tomada consciente de decisões sobre o processo saúde-doença. Além de promover sessões e oficinas das práticas trabalhadas, o programa também implantou hortas medicinais para uso da comunidade próxima ao Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG).

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom