Sinac realiza mapeamento das condições dos estudantes com diferença funcional

Publicada em 04/08/2020 - Fonte: ASCOM

O Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Sinac) realizou mapeamento para avaliar as condições dos estudantes autodeclarados portadores de deficiência, frente a retomada das atividades acadêmicas na modalidade de ensino remoto emergencial. O objetivo da pesquisa foi desenvolver estratégias para o planejamento de ações que garantam a acessibilidade e a inclusão de todos os alunos neste novo cenário.

Cerca de 150 estudantes já foram contatados e receberam o formulário on-line criado pelo Setor para avaliar questões referentes a espaço físico, condições de saúde física e mental, acesso a computadores, equipamentos e qualidade de internet, além das necessidades individuais ligadas à diferença funcional.

Dentre as necessidades apresentadas no mapeamento destacam-se: fones de concha, adaptável ao aparelho auditivo; plataformas com legenda para a fala dos professores; aulas gravadas, para auxílio dos estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros; descrição visual da tela; intérpretes; aparelho auditivo com melhor qualidade no volume do áudio e telas ampliadas, para amparo nos transtornos de visão.

O grupo responsável pelo projeto, coordenado pelo supervisor da equipe de Psicologia do Sinac, Marcelo Soares Cotta, destaca que a inclusão digital é um desafio ainda maior para o público em questão. “Os conteúdos devem ser desenvolvidos considerando características específicas além do desenvolvimento de ferramentas que permitem acessibilidade, o aprendizado dessas tecnologias e apoio para seu desenvolvimento”, explica.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom