Professora da Medicina publica em periódico internacional

Publicada em 10/08/2020

Efeitos do exercício físico no sistema musculoesquelético de ratos com isquemia cerebral (Effects of physical exercise on skeletal muscles of rats with cerebral ischemia, no original em inglês). Esse é o título do artigo que a professora Laila Cristina Moreira Damazio, do Departamento de Medicina (Demed), publicou recentemente no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, periódico especializado nas áreas de Medicina e Morfologia.

Segundo a professora, que é fisioterapeuta, com doutorado em Biologia Celular e Estrutural, o artigo demonstrou que a prática de exercício moderado antes da isquemia cerebral ocasionou diminuição da atrofia muscular (fibras tipo I) em ratos. “Assim, podemos evidenciar os benefícios da prática no sistema musculoesquelético quando realizado de forma preventiva antes de eventos isquêmicos cerebrais”, explica.

Laila Damazio, que leciona no curso de Medicina em São João del-Rei, afirma que a realização desse estudo, feito em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), possibilitou a implantação do modelo de indução da isquemia cerebral em ratos no Laboratório de Reabilitação do Demed e, dessa forma, a reprodução do modelo experimental vem contribuindo com a elaboração de outros estudos nessa linha de pesquisa. Um exemplo é que, nos últimos dias, foi submetido a esse mesmo periódico um estudo concluído pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ, Nathália Nascimento Vasconcelos, como dissertação de mestrado, intitulado Exercício físico de alta intensidade promove aumento da lesão cerebral em ratos com isquemia cerebral induzida por oclusão da artéria carótida comum bilateral. O trabalho aguarda avaliação.

Laila destaca também que a parceria com diversos professores da UFSJ tem alavancado o estudo nessa linha de pesquisa. O grupo de pesquisadores inclui os docentes Vinícius Rosa Cota, Alessandro de Oliveira, Andréa Carmen Guimarães, Maira de Castro Lima e Flávia Carmo Horta Pinto.