UFSJ oferece apoio à saúde mental dos estudantes

Publicada em 30/09/2020

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial que visa a redução da mortalidade por suicídio ao reforçar a importância da prevenção e da assistência em saúde mental. É preciso falar sobre suicídio no ambiente acadêmico, pois ainda existem tabus acerca dos transtornos mentais, muitas vezes vistos como fraqueza ou algo que vai passar. Um tema que precisa ser discutido, para que vidas sejam salvas e preservadas emocionalmente.

Os desafios e exigências da vida acadêmica podem desencadear, em indivíduos mais suscetíveis, quadros de ansiedade e depressão. Com o objetivo de cuidar da saúde mental de seus alunos, a UFSJ oferece apoio psicológico aos discentes, durante todo o ano, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). O acolhimento da Proae ao estudante quando ele necessita acontece na modalidade plantão psicológico, com atendimento pontual e, se necessário, em encontros posteriores para acompanhamento e orientações.

De acordo com a psicóloga da UFSJ responsável por esse serviço na Proae, Christiane Guimarães de Aquino, há uma procura bastante significativa dos alunos neste momento de pandemia, quando o apoio vem ocorrendo de forma remota, na modalidade atendimento psicológico on-line. Profissionais de Psicologia da Proae, Progp e SPA se uniram em parceria, para a realização de atendimento psicológico emergencial, que tem como objetivo oferecer suporte ao estudante nesta situação atípica e, sobretudo difícil, pelo qual todos estão passando.

O isolamento social imposto pela pandemia trouxe uma ruptura brusca na rotina dos estudantes, com a suspensão das atividades do semestre letivo em março. De acordo com Christiane, essa mudança repentina pode ser fator desencadeante para o alto nível de estresse e de sentimentos de medo e apreensão frente às incertezas trazidas pela doença. Ou mesmo, segundo ela, exacerbar sintomas depressivos e ou de ansiedade em indivíduos que já possuem essas dificuldades emocionais. “Abruptamente, os estudantes precisaram se adaptar a uma nova rotina, longe das responsabilidades e exigências da rotina acadêmica e também das trocas afetivas da convivência diária com o grupo de pares-colegas e amigos da Universidade”, avalia.

Cuidar da saúde emocional no período de isolamento
Christiane Aquino destaca a importância de se estimular o fortalecimento das relações interpessoais, o suporte social, seja da família, da rede de amigos, professores e técnicos, mesmo que de forma não presencial. A recomendação é aproveitar a facilidade das tecnologias para estar com as pessoas, ainda que a distância. Falar de você e ouvir o outro. “Vínculos afetivos são fatores protetores da saúde mental. Aperfeiçoe as habilidades da empatia, de acolher o outro sem fazer julgamentos”, aconselha Christiane, que lista algumas dicas para manter o equilíbrio na quarentena:

• Aproveite para cuidar de você. Respire. Esqueça um pouco as autocobranças e auto-exigências. Reconecte-se com as pessoas que estão ao seu lado
  • Procure organizar a rotina, com uma distribuição equilibrada entre as atividades
  • Reserve um tempo para lazer e hobbies
  • Cuide da alimentação e do sono
  • Tente fazer, em casa mesmo, uma atividade física
  • Paradoxalmente, não se isole no isolamento
  • Procure pensar com otimismo

A importância do diálogo
Estudante de História, 25 anos, que pediu para não ser identificado, recebe apoio psicológico da Universidade. É atendido por Christiane há pelo menos três anos. Sua rotina na UFSJ até março era muito dinâmica. Como bolsista, tinha horários estabelecidos de estudo, de atividades e de aulas. Sempre gostou muito de praticar esportes. Futebol e corrida faziam parte do seu cotidiano, assim como sair com os amigos, fazer música e conversar. “Na pandemia tudo se complicou, não saio mais, a não ser por extrema necessidade e tomando as devidas precauções. Tento manter os estudos, o que tem sido bem difícil, pois estar dentro de casa não significa que as coisas estão mais fáceis, pelo contrário: é bem complicado conseguir manter a concentração”, afirma.

Sobre o atendimento psicológico oferecido pela UFSJ, sua experiência sempre foi muito positiva. Desde criança precisa se cuidar, pois sofre de síndrome do pânico e de crises emocionais e de ansiedade. Em determinado período do curso, quando se deparou com desafios um pouco mais complexos, aliado a críticas pouco produtivas de colegas, desenvolveu receios que não o deixaram ter forças para enfrentar uma nova crise sozinho. “Faço o atendimento até hoje. Aprendi a entender que não damos conta de tudo, o que pode ser uma frustração maior. Temos que ter a humildade de reconhecer que precisamos de ajuda. Sou muito grato.”

Manter o diálogo em momentos difíceis, como o que estamos passando, é essencial para que a saúde emocional não entre em crise. De acordo nosso estudante, é preciso nos adaptar às novas formas de vida e de ensino, o que causa angústia e medo. “Vale a pena conversar com um profissional. Ele é a pessoa mais adequada para nos ouvir e para que tenhamos a orientação correta. Faz muito bem pra gente, bem mesmo!”

Estamos com você!
Consciente da importância da prevenção, atenção e cuidado em saúde mental de toda comunidade universitária, a UFSJ vem construindo ações no sentido da valorização das pessoas e de suas vidas. Disponibiliza, com o suporte dos profissionais de Psicologia, espaço de acolhimento e escuta do estudante, numa perspectiva de valorização das pessoas e de sua saúde psicológica.

A Universidade está comprometida com o desafio de se construir como espaço de promoção de saúde, no qual, além de produção científica, de conhecimento e aprendizagem, seja também privilegiado o desenvolvimento humano.

Caso precise, procure ajuda. Na UFSJ, o atendimento psicológico emergencial pode ser solicitado pelo e-mail psi-covid@ufsj.edu.br, que recebe o formulário disponível na página da Proae.