Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher está com inscrições abertas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebe, até o dia 31, inscrições de trabalhos para a segunda edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Neste ano, a premiação será dedicada a Meninas na Ciência: as jovens e futuras cientistas do país. Indicações e documentação devem ser enviadas à SBPC, pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

O prêmio será concedido a uma estudante do Ensino Médio e a uma da graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a Ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações para a categoria Meninas na Ciência serão feitas via pró-reitorias de Pesquisa, secretarias de Educação e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. Devem estar justificadas, com informações como breve biografia das candidatas, currículo atualizado na Plataforma Lattes e uma carta de recomendação, fundamentada em evidências que comprovem a pertinência do Prêmio. Além disso, a candidata deverá encaminhar o projeto/atividade científica realizada, explicando o desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades desenvolvidas com ajuda da orientadora/orientador. Em caso de desempenho destacado em atividades científicas, comprovar igualmente a participação e o desempenho na referida ação.

Homenagem às cientistas brasileiras
Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher: Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres na Presidência e hoje conta com uma Diretoria marcadamente feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por esse universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica brasileira e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – Mulheres Cientistas e Meninas na Ciência -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Na primeira edição, realizada no início deste ano, Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo, foi escolhida para receber o prêmio na categoria Mulheres Cientistas. E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu Menção Honrosa.

Confira aqui o edital, e envie sua inscrição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 


Publicada em 13/10/2020
Fonte: ASCOM

 Voltar