De empreendedorismo a algoritmos: cientistas da Computação no combate à Covid-19

Publicada em 21/10/2020

Pode surpreender, para quem está de fora, a diversidade dos projetos relacionados ao curso de Ciência da Computação da UFSJ. Trabalhos de empreendedorismo digital, de recursos educacionais na plataforma Moodle ganham ainda mais força em tempos de pandemia. Outros projetos atuam no enfrentamento direto à Covid-19, por meio de algoritmos, sites ou pesquisas acerca do uso da internet. São essas ações que a série Cientistas da Computação da UFSJ apresenta, hoje. O curso também está envolvido em projetos que serão tema em futuros posts, como “internet das coisas”, “cidades inteligentes” e tantas áreas ainda desconhecidas de alguns, mas fundamentais para todos.

Os projetos de extensão Semeando Empreendedorismo e Saberes Digitais, coordenados pelo professor Dárlinton Carvalho, promoveram o curso Empreendedorismo Digital, com o objetivo de capacitar os participantes em modelagem de negócios digitais, tecnologias para desenvolvimento de negócios digitais e desenvolvimento do seu próprio negócio na internet. Entre os participantes que concluíram o curso estão alunos do Ensino Médio, estudantes universitários e até profissionais já formados que estavam sem trabalhar por conta da pandemia. “A construção coletiva dos empreendimentos permitiu a criação de novos negócios na região e habilitou os participantes a atuarem no mercado on-line”, explica Dárlinton.

O professor coordena, também, ações na área de Ciência da Web no enfrentamento à Covid-19, que envolvem, por exemplo, desenvolvimento de site que auxilia gestores na definição do número de leitos municipais demandados pela doença e pesquisa sobre comportamento social relacionado à busca de informações na internet sobre o novo coronavírus.

Se a vida do empreendedor vive momento desafiador, a dos docentes também. Da Computação vem uma proposta para auxiliar professores que usam a plataforma Moodle. A professora Sofia Paiva coordena o “ADA, uma ferramenta para assessorar os docentes na criação de recursos educacionais no Moodle”, desenvolvido a partir do trabalho de TCC da aluna Isabella Freitas.

A pandemia trouxe desafios para os mais variados campos profissionais e da Ciência, em especial para aqueles que lidam diretamente com a Saúde. Pesquisa desenvolvida pelos professores do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, Fernanda Sumika, Edimilson Batista Santos e Daniel Guidoni; do Departamento de Tecnologia, Cristiano Maciel Silva; e pela pesquisadora da Fiocruz Minas, Natália Satchiko, analisou dados de pacientes com Covid-19 para detectar os principais fatores para a gravidade da infecção. Com o uso de algoritmos de Aprendizado de Máquina, foram desenvolvidos modelos de predição para identificar pacientes com maiores riscos, podendo direcionar, assim, na tomada de decisão dos médicos.

Para conferir todas as publicações da série, visite nossa página no Facebook e no Instagram.

SAIBA MAIS
O curso
http://ccomp.ufsj.edu.br
Empreendedorismo digital
www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8067
Expectativa de demanda de leitos
https://covid-19.ufsj.tech
https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7918
Pesquisa sobre gravidade de pacientes
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.26.20140764v1