Computação quântica na agenda do Defim

Publicada em 04/11/2020

O Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim) realiza, nesta quarta, 4, às 19h, a palestra Tecnologias quânticas: será que seu computador vai de fato virar sucata?, com a professora Bárbara Lopes Amaral, da USP, nesta sala virtual. Para participar, é preciso se inscrever aqui.

A palestrante é professora do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e trabalha na área de Fundamentos da Teoria Quântica e Contextualidade e Não-Localidade em Teoria Quântica.

O evento faz parte da programação do Ciclo de Palestras que o Defim promove desde 2009, e pretende discutir as perspectivas da Computação quântica, ramo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da Mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. A palestra vai explorar os resultados de pesquisa recente produzida por cientistas do Google, que construíram um dispositivo quântico capaz de executar um cálculo em cerca de três minutos, o que não é possível solucionar de maneira eficiente num computador clássico.

Samara Santos
Estudante de Comunicação, estagia na Ascom