Vem aí o IV Encontro de Psicanálise: clínica do autismo

O IV Encontro de Psicanálise: dimensões da clínica do autismo acontece nesta sexta, 6, a partir das 13h, com transmissão pelo canal Pintando o Setting UFSJ, no YouTube. O evento é uma proposta do Programa Pintando o Setting: clínica do autismo, da Universidade Federal de São João del-Rei, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (Nupep), do Departamento de Psicologia da UFSJ (Dpsic).

Coordenado pelos professores Maria Gláucia Pires Calzavara e Roberto Calazans, o Programa integra diversas ações terapêuticas para o atendimento de sujeitos autistas e seus familiares. Realizado desde 2014, o encontro deste ano conta com a participação de seis convidados, entre psicólogos, psicanalistas e fonoaudiólogas, de diferentes estados do país, que trabalham com o espectro autista em diversos contextos, ancorados à proposta psicanalítica.

O intuito é discutir as diversas dimensões da clínica do autismo, por meio do diálogo e do fomento ao debate nesse campo teórico e clínico, a partir do que vem sendo estudado em instituições brasileiras. Ao longo da próxima sexta, os participantes podem se inscrever em três mesas, conforme programação descrita a seguir.

O IV Encontro é aberto ao público em geral: autistas, familiares de autistas, profissionais de saúde, psicólogos, psicanalistas, estudantes e interessados em conhecer melhor a proposta e as contribuições da Psicanálise para a clínica do autismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário, disponível aqui. Serão emitidos certificados de participação, para o que é necessário assinar lista on-line de presença, que vai circular durante todo o evento.

Programação
13h: Abertura, com a professora Maria Gláucia Calzavara e o professor Roberto Calazans, do Departamento de Psicologia da UFSJ, coordenadores do Projeto Pintando o Setting

13h30: Mesa 1 - Autismo, familiares e pandemia
Vera Lúcia Ralin, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Diogo Nonato Pereira - Mestre em Letras, psicanalista do Laço Analítico

16h: Mesa 2 - Direção de tratamento
Ana Martha Maia, doutora em Psicologia pela UFRJ e em Letras, pela PUC-RJ
Tânia Abreu - psicanalista, diretora da Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise

18h30: Mesa 3 - Linguagem e adolescência
Suzana Faleiro Barroso, doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, coordena, na PUC-MG, pós-graduação em Abordagem psicanalítica do autismo e conexões
Lourdes Andrade, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, integra o Grupo de Pesquisa Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem (CNPq)

 

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom


Publicada em 04/11/2020
Fonte: ASCOM

 Voltar