"Em se tratando de prevenção, você, homem, é o protagonista"

Publicada em 20/11/2020

Dando continuidade à série de matérias publicadas no mês de prevenção ao câncer de próstata, convidamos para uma conversa o médico urologista e ex-professor do curso de Medicina da UFSJ, Sérgio Veloso.

Trajetória
Durante o período de 2014 a 2019, Sérgio Veloso foi professor da primeira turma do curso de Medicina da UFSJ em São João del-Rei. “Começamos do zero. Queria que o curso desse certo e fosse bom, pois via que pessoas próximas a mim poderiam estudar ali. Dediquei-me com afinco.” Sérgio foi o primeiro coordenador do curso, com o desafio de implantar o projeto pedagógico. Também foi representante de área, membro do Colegiado e do Núcleo de Desenvolvimento Docente. “Foram inúmeras as dificuldades a serem superadas, mas havia um espírito de harmonia”, relembra.

O professor lecionou nas mais diversas áreas: Bioética, Suporte básico de vida, Suporte avançado de vida, Atendimento pré-hospitalar, Semiologia, Técnica cirúrgica, Cirurgia ambulatorial, Medicina legal, Cirurgia, Internato e, por fim, Urologia. Gosta de dizer que iniciou na UFSJ como mestre e saiu como doutor: concluiu o doutorado em Educação Médica, trabalhando num projeto de pesquisa e extensão, no qual os alunos ensinavam o suporte básico de vida a membros da comunidade de práticas. Com a Urologia, mais especificamente com o câncer de próstata, “os alunos me acompanhavam no ambulatório da rede pública, onde realizávamos atendimentos aos mais diversos problemas urológicos.” Professor e alunos faziam o trabalho de prevenção, diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento dos pacientes oncológicos.

Atualmente, o médico não tem mais ligação direta com a UFSJ, mas são inúmeros os vínculos de amizade criados durante sua passagem pela instituição. “Tive a grata satisfação de ser patrono da primeira turma do curso de Medicina, paraninfo da segunda e professor homenageado da terceira, sendo que todas essas homenagens se deram após minha exoneração da UFSJ”, conta, com orgulho.

Sobre o vínculo da Universidade com a Prefeitura, destaca: “A Secretaria de Saúde de São João del-Rei é uma parceira da UFSJ, em especial do curso de Medicina, dentro da filosofia do SUS Escola, o que, na minha opinião, é o maior e mais importante cenário de práticas do curso.”

Campanha e prevenção
O urologista Sérgio Veloso reforça a importância do Novembro Azul, afirmando que o número de pacientes com câncer de próstata na região, empiricamente, não é pequeno. Por ano, são operados cerca de 60 pacientes com a doença, ou seja, mais de um por semana.

A mobilização em torno do câncer de próstata surgiu ao redor do mundo para incentivar os homens, acostumados a relevar os cuidados com a saúde a um segundo plano, a procurarem os serviços de saúde e a mudarem hábitos de vida. “Dentro dessa ótica está a saúde como um todo, os problemas cardíacos, diabetes e neoplasias, que são as maiores causas de morte. Ao avaliarmos as neoplasias, temos disparadamente o câncer de próstata como a mais prevalente, e uma das que causa maior mortalidade, daí a ênfase no combate e prevenção”, afirma.

Por tudo isso, a campanha Novembro Azul cumpre o importante papel de incentivar os homens a enfrentarem o tabu relacionado ao exame de toque retal. “Ilusão achar que o tabu irá acabar, já é parte de nossa cultura. Mas se percebe, nos homens mais jovens, maior conscientização do problema e procura de atendimento médico”, avalia, esperançoso.

E deixa um recado claro para todos os homens: “Em se tratando de prevenção, você, homem, é o protagonista. Todo o tratamento relacionado ao câncer de próstata, seja cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, pode ser realizados pelo SUS, sem atrasos ou perda na qualidade do tratamento.”

Palestra
Sérgio Veloso convida a comunidade acadêmica a participar de palestra on-line, na próxima terça, 24, às 19h, na qual discutirá o tema Saúde do homem, numa promoção da Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer (Asapac). A live será transmitida pelo canal da Asapac no YouTube.