Abertas as inscrições para o Comitê Organizador do Processo Estatuinte

Publicada em 27/11/2020

Estão abertas, até as 17h do dia 2 de dezembro, as inscrições para a seleção de membros que vão compor o Comitê Organizador do Processo Estatuinte (Cope). O processo de elaboração do Estatuto da UFSJ, a Estatuinte, se dará mediante a participação democrática da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos-administrativos) e também da comunidade externa. Esse comitê, composto por sete membros, será responsável pela divulgação institucional do Processo Estatuinte, além de: planejar e elaborar a proposta de metodologia do Processo Estatuinte da UFSJ; revisar os documentos criados pela Comissão Estatuinte; promover a uniformização dos procedimentos adotados pela Comissão Estatuinte (CE); e atuar como instância de recurso das decisões da Comissão Estatuinte.

Assim, suas competências serão a de elaborar um documento de referência (DR1) que deverá conter: a estrutura básica para o Estatuto da UFSJ; a legislação de base para a produção do Estatuto; as normas para a elaboração do Estatuto; a organização e funções específicas da CE; o cronograma de execução dos trabalhos da CE; e as normas para a escolha dos delegados que constituirão a CE.

O Cope será composto por 7 membros titulares e 7 suplentes, sendo:
I - 2 servidores docentes (1 titular e 1 suplente), escolhidos dentre os conselheiros que representam a categoria no Conselho Universitário da UFSJ;
II - 2 servidores técnico-administrativos (1 titular e 1 suplente), escolhidos dentre os conselheiros que representam a categoria no Conselho Universitário da UFSJ;
III - 2 discentes (1 titular e 1 suplente), escolhidos dentre os conselheiros titulares que representam a categoria no Conselho Universitário da UFSJ.

Da comunidade acadêmica, serão escolhidos:
IV - 2 servidores docentes (1 titular e 1 suplente), escolhidos mediante inscrição e votação pelos pares;
V - 2 servidores técnico-administrativos (1 titular e 1 suplente), escolhidos mediante inscrição e votação pelos pares; e
VI - 2 discentes (1 titular e 1 suplente), escolhidos mediante inscrição e votação pelos pares.

E também haverá indicados pela Reitoria:
VII - 2 representantes da gestão (1 titular e 1 suplente).

Os candidatos a membro do Cope deverão se inscrever junto à Comissão Eleitoral da UFSJ, observando o edital já publicado.

O Cope também deverá, além de elaborar o DR1, desenvolver ações iniciais de promoção da Estatuinte junto à comunidade acadêmica; criar espaço virtual para a recepção de sugestões e contribuições da comunidade quanto à proposta do novo Estatuto da UFSJ.

Para saber mais, acesse o edital completo do processo eletivo.
Inscrições: https://www.eleicoes.ufsj.edu.br/inscricoes