Consu aprova regulamentação do trabalho remoto

Publicada em 04/12/2020 - Fonte: ASCOM

O Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou, na última segunda-feira, 30 de novembro, resolução que regulamenta as diretrizes para o trabalho remoto. O documento traz todas as informações e orientações relacionadas às atividades laborais administrativas e acadêmicas durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. As normas estabelecidas entram em vigor assim que publicadas.

O conteúdo visa ainda comprovar a atuação dos servidores nesse período, no qual vêm sendo realizadas todas as atividades necessárias para o funcionamento das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

De acordo com a presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (AD-UFSJ), Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, a resolução atende à necessidade de regularizar o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelos professores e técnicos-administrativos, desde a suspensão das atividades presenciais. “O documento dá segurança e tranquilidade, além de garantir direitos, aos servidores que continuaram desempenhando suas funções durante esse período de trabalho remoto. A aprovação ocorreu em um momento importante, por reafirmar que qualquer retorno será debatido de maneira democrática, sem colocar as pessoas em risco.”

Já o coordenador geral do Sindicato dos Servidores da UFSJ (Sinds-UFSJ), Denilson Ronan de Carvalho, destaca pontos fundamentais trazidos pela resolução. “O texto do documento apazigua a ansiedade de muitos servidores sobre a avaliação de desempenho, apontando alternativas para o processo. Outro item importante são as condicionantes definidas para qualquer retomada das atividades presenciais, que estarão atreladas a critérios que incluem o planejamento conjunto entre todos os segmentos da Universidade.”

Detalhamento
A resolução define as diretrizes estabelecidas para a realização do trabalho não-presencial. Lá estão os detalhes sobre quais servidores devem desempenhar suas atividades de forma remota, orientando quanto ao preenchimento de autodeclaração, a ser encaminhada à Universidade. O texto especifica ainda as responsabilidades de técnicos e docentes durante o trabalho remoto, e explica como esse tempo de serviço será considerado nas avaliações de desempenho para promoção e progressão. Em relação à retomada das atividades presenciais, reafirma que o retorno se dará de forma gradual, planejada e com a participação de todos os segmentos da UFSJ.