Alerta Covid-19: São João del-Rei

Publicada em 09/12/2020

A Universidade Federal de São João del-Rei alerta as comunidades para a forte expansão da Covid-19 em São João del-Rei e região nas últimas semanas. Desde sábado, 5 de dezembro, segundo boletins oficiais da Prefeitura Municipal, são pelo menos 25 UTIs para Covid ou suspeita ocupadas, o que resulta num índice próximo a 80%.

Reforçamos a necessidade de evitar ao máximo a transmissão do vírus: se possível, fique em casa; ao sair, use máscara e mantenha distância segura de outras pessoas; evite aglomerações; use álcool gel.

Vale ressaltar que o crescimento também é observado em diversas partes do estado, inclusive onde a UFSJ tem campus, e do país. Portanto, as recomendações de segurança devem ser seguidas por todos.

Festas de fim de ano
A Fiocruz emitiu nota técnica alertando que a “circulação das pessoas no período de festas de fim de ano e férias deve acelerar a disseminação do vírus, que já circula com bastante velocidade e volta a ocupar os leitos hospitalares”. Caso seja extremamente necessária a viagem, verifique as recomendações da Fiocruz: “não é recomendável festa com aglomerações de pessoas. Caso ocorram, devem conter um número mínimo de pessoas. O autoisolamento deve ser realizado, tanto antes, quanto depois do retorno de viagens. As reuniões devem ocorrer em locais preferencialmente abertos e/ou ventilados, sempre que possível mantendo o distanciamento físico, o uso de máscaras e álcool gel. Os cuidados quanto aos deslocamentos devem ser redobrados”.

Cuidem-se!