Conep regulamenta a Formação em Extensão na UFSJ

Publicada em 14/12/2020 - Fonte: ASCOM

Os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep) aprovaram, por unanimidade, o anteprojeto de resolução que cria e regulamenta a Formação em Extensão na UFSJ. Em reunião realizada na última quarta-feira, 9, os conselheiros debateram sobre os itens do documento que orienta a inclusão da Extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade. O professor Peter de Matos Campos foi o relator do processo que, por estar atrelado a uma decisão anterior, aprovou também anteprojeto que modifica a Resolução UFSJ/Conep nº 027, que estabelece definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para a organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFSJ.

A aprovação representa o início efetivo da inserção da Extensão como atividade obrigatória na formação dos estudantes de graduação da UFSJ. A partir da resolução, os cursos terão as orientações de como deverá ocorrer a alteração dos componentes curriculares. Com a mudança, a participação de estudantes em projetos e/ou programas de extensão deverá ser de, no mínimo, 10% da carga horária total do curso. Os projetos pedagógicos devem ser alterados até 18 de dezembro de 2021. Já a participação nas atividades passará a valer apenas para os discentes que ingressarem na Universidade em 2022. A inclusão da Extensão nos cursos de pós-graduação é opcional.

Além dos conselheiros, o pró-reitor de Extensão, Francisco Brinati, participou da reunião e destacou o trabalho da gestão anterior na condução do debate e na formulação da proposta apresentada, que traz soluções para que a UFSJ vincule a Extensão à matriz curricular. “Atualmente, apenas 7% dos alunos da Universidade participam das ações de Extensão. Implementar a proposta fará com que todos os alunos estejam inseridos em atividades que aproximam a universidade da comunidade, contribuindo para democratizar o conhecimento e fortalecer a imagem da instituição”, pontua.

O relator Peter Campos apresentou a resolução de forma detalhada para os demais conselheiros, que sugeriram contribuições ao texto. Peter também elogiou o trabalho da equipe da Proex, enfatizando a participação de toda a comunidade acadêmica na elaboração do conteúdo.

Debates e encaminhamentos
A resolução aprovada no Conep regulamenta na UFSJ o que já determina a Resolução nº 7, de 28 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu as diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Os Planos Nacionais de Educação 2001-2010 e 2014-2024 também preveem a implantação da Extensão na matriz curricular dos cursos de graduação.

Na UFSJ, os debates retomaram o trabalho iniciado no período de 2012 a 2016. Já o modelo de normativa foi elaborado, entre 2017 e 2019, pela Comissão de Extensão, tendo como base consultas públicas presenciais em todas as cidades nas quais a instituição está presente. Neste ano, a proposta foi apreciada pela Congregação, pelas unidades acadêmicas e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A minuta aprovada pelo Conep é inspirada em experiências de outras instituições que já inseriram a Extensão nas práticas, currículos e projetos pedagógicos de seus cursos de graduação. Posteriormente, a Proex produzirá um guia informativo, com intuito de auxiliar unidades acadêmicas nas discussões sobre o tema, considerando as particularidades de cada curso.