Música abre inscrição para processo seletivo especial

Publicada em 18/01/2021

Desta segunda, 18 de janeiro, até a próxima quinta, 28, estão abertas na UFSJ as inscrições para o processo seletivo de cursos que demandam prova de Habilidades Específicas. Atualmente, apenas o curso de Música se encaixa nessa categoria. Estudantes interessados em outras graduações da Federal de São João del-Rei devem aguardar o período de inscrições do SISU 2020/1.

Os candidatos à Música devem designar, obrigatoriamente, a nota do Enem obtida em uma das três últimas edições do Exame (2018, 2019 e 2020). As avaliações práticas estão agendadas para o período de 24 a 26 de fevereiro, em ambiente virtual, estando o resultado final previsto para 5 de abril. São 40 vagas, divididas em três ênfases: Canto, Instrumento e Educação Musical.

De acordo com o Edital Nº 001/2021, para admissão ao curso de graduação em Música da UFSJ no primeiro semestre letivo de 2021, o concorrente deve gravar uma performance de dois solfejos (em modo maior e menor), de peça obrigatória e de mais outra, à escolha do participante. As obras obrigatórias estão descritas na página 7 do edital. A lista de solfejos prévios indicados, que serão avaliados segundo os critérios de afinação, fluência rítmica, consciência da métrica e fraseado, podem ser acessados neste link.

Os vídeos devem ser enviados por meio de formulário eletrônico, que será disponibilizado na página da seleção. O telefone celular será o único recurso de gravação aceito, “para garantir condições de igualdade aos candidatos”, segundo o edital. A gravação deve ser feita em plano sequencial, sem cortes, e sem qualquer tipo de edição. Somente as provas de Canto (lírico e popular) poderão contar com acompanhamento, caso seja essa a opção do candidato.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom