Evento dá boas-vindas aos alunos da Psicologia

Publicada em 22/01/2021

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) promove, na próxima terça-feira, 26 de janeiro, às 9h, a primeira edição on-line do Pesquisar em Psicologia. O evento anuncia o início do segundo período emergencial e dá boas-vindas aos ingressantes no Programa. O tema escolhido para a recepção aos estudantes foi Avaliação do desenvolvimento infantil: políticas públicas, clínica e pesquisa. O encontro também marca a estreia do canal do PPGPSI no YouTube, pelo qual será transmitido o debate. Para acessar, basta clicar aqui.

O evento será mediado pela professora Mônia Aparecida da Silva, da UFSJ, tendo como palestrantes os professores Denise Ruschel Bandeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Euclides José de Mendonça Filho, da MCGill University (Montreal, Canadá). Os três docentes são autores de Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (Idadi), um instrumento multidimensional de avaliação que foi construído no contexto brasileiro, baseado em características de crianças das cinco regiões do país.

De acordo com o coordenador do PPGPSI, Marcelo Dalla Vecchia, o tema escolhido está relacionado à área do desenvolvimento humano, objeto de vários trabalhos do Programa. “Os conhecimentos que serão abordados contribuirão de forma valiosa para diversas pesquisas em andamento. A presença dos palestrantes também precisa ser destacada, uma vez que o Idadi traz um conteúdo amplo e completo, que vem enriquecer os estudos da área.”

Para a professora Denise Bandeira, o evento será uma oportunidade de abordar a necessidade de se avaliar o desenvolvimento das crianças de quatro meses a seis anos, período no qual é possível intervir precocemente e evitar problemas futuros. “O Idadi vem auxiliar nessa avaliação, gerando dados que permitem monitorar a trajetória da criança”, complementa Denise. Já a professora Mônia explica que “os conhecimentos e a experiência adquiridos durante a elaboração do Inventário Dimensional serão a base do debate, durante o qual será abordada a importância da implementação de políticas públicas, apresentados fatores que impactam no desenvolvimento das crianças, entre outras informações.”

O evento
Lançado em 2019, o Pesquisar em Psicologia surgiu com o intuito de promover ciclos de debate periódicos sobre temas relacionados ao PPGPSI. Devido à pandemia, os encontros presenciais se tornaram inviáveis, impossibilitando a realização de novas edições.

Em 2021, o Programa relança o evento em formato on-line, em seu canal no Youtube, no qual serão transmitidos outros encontros promovidos ao longo do ano.

Ampla parceria
Além da presença no evento, a professora Denise Ruschel Bandeira participará de uma reunião com os docentes do PPGPSI, no início de fevereiro. A pesquisadora foi convidada para ser parceira do Programa e contribuir com o planejamento das ações a serem desenvolvidas no quadriênio 2021-2024.

Denise Ruschel foi coordenadora por quatro gestões do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que possui nota 7, o mais alto conceito de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).