UFSJ abre segundo período remoto com pesquisadoras de renome internacional

Publicada em 29/01/2021 - Fonte: ASCOM

As ferramentas de busca da internet retornam aproximadamente um milhão e meio de referências, em pouco mais de um segundo, para consulta aos nomes das professoras Ester Sabino (USP) e Waleska Caiaffa (UFMG), convidadas a ministrar a aula inaugural do segundo período remoto emergencial na UFSJ, na próxima terça, 2 de fevereiro, às 19h30, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

Pesquisadoras brasileiras de renome internacional, que atuam há três décadas na área da pesquisa imunológica e epidemiológica, Ester e Waleska vêm trabalhando ativamente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no país. A professora Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da USP, foi uma das cientistas que lideraram o sequenciamento genômico das primeiras cepas do novo coronavírus que chegaram ao Brasil, em tempo recorde: apenas 48 horas após a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 em São Paulo. Um sequenciamento dessa natureza é feito, normalmente, em 15 dias. O trabalho trouxe informações essenciais para a identificação genética e o rastreamento epidemiológico do atual vilão da saúde pública mundial. Na UFSJ, Ester vai falar sobre a epidemiologia molecular dos Sars-Cov-2, do primeiro sequenciamento às novas variantes.

A professora Waleska Caiaffa atualmente coordena o Observatório de Saúde Urbana, vinculado à Faculdade de Medicina da UFMG, que desenvolve pesquisas a partir de referenciais teórico-metodológicos transdisciplinares, levando em consideração as desigualdades socioespaciais dos eventos em saúde, sejam eles óbitos, internações, infecções, e sua influência nas dinâmicas territoriais assentadas na vulnerabilização dos territórios nos quais sujeitos e comunidades interagem, num processo de contágio e adoecimento. Na aula inaugural, a pesquisadora vai detalhar essa experiência, com a palestra Observatório de Saúde Urbana e Covid-19: interseção de sistemas de saúde e sistemas urbanos.

Currículo
Ester Cerdeira Sabino é médica, imunologista, especialista em doenças infecciosas e epidemiologia molecular, e estuda as doenças infecciosas por meio da genômica e de outras ferramentas da biologia molecular. Fez doutorado em Imunologia na USP, apresentando tese de livre-docência em 2007. A professora é também uma das coordenadoras do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), consórcio de pesquisadores brasileiros e britânicos dedicado à pesquisa em tempo real de epidemias causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, zika e febre amarela. O grupo vem atuando fortemente no combate à Covid-19, rastreando a evolução e a dispersão do novo coronavírus no Brasil.

Waleska Teixeira Caiaffa, médica, professora titular de epidemiologia e saúde pública na Faculdade de Medicina da UFMG, lidera o Grupo de Pesquisa em Epidemiologia do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. Tem mestrado em Saúde Pública pela Johns Hopkins University, onde também fez seu pós-doutoramento. O doutorado, cursou na UFMG. Até 2014, presidiu a International Society for Urban Health, da New York Academy of Medicine, tendo organizado a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana em Belo Horizonte. Integrou o Comitê Diretivo do Instituto Internacional de Saúde Global da Universidade das Nações Unidas, em Kuala Lumpur, Malásia, de 2015 a 2019. Atualmente, é membro do Comitê Diretivo da Rede Latino Americana e do Caribe de Saúde Urbana (Rede-LAC), além de coordenar o Hub-Brasil do Projeto Salurbal - Saúde Urbana da América Latina.