Moradia Estudantil será revitalizada; obras começam em março

Publicada em 11/02/2021 - Fonte: ASCOM

Uma boa notícia para os alunos que vivem na Moradia Estudantil da UFSJ, no Campus Tancredo Neves: o prédio, inaugurado em 2012, passará por reformas que vão aumentar a segurança e o conforto de suas instalações. Licitada em dezembro, a obra começa a partir de março, com a empresa VS Engenharia & Projetos Ltda. O valor total do contrato é de R$ 555 mil. A realização dessa obra, com recursos próprios, se deve ao remanejamento, pela UFSJ, de parte de seu orçamento de custeio, não-executado por causa da pandemia.

De acordo com a pró-reitora de Administração, Fernanda Resende, a reforma da Moradia cumpre uma das metas da atual gestão e visa à melhoria das condições de habitação e segurança de seus moradores. “Desde a sua inauguração, há nove anos, o prédio não passou por nenhum ajuste ou melhoramento. A Moradia apresenta diversos problemas, como vazamentos na cobertura central, telhas quebradas, pintura mofada, descolamento de pisos cerâmicos, infiltrações nos banheiros”, enumera.

Para o chefe do Setor de Alimentação e Moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Samor/Proae), Bruno Carvalho Gonzaga, a notícia chega em boa hora. A Moradia tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos estudantes que lá residem, principalmente por causa do telhado e do mofo em alguns apartamentos, que afeta os residentes alérgicos.

Guarita e central de gás
A segurança é um dos pontos de destaque da obra. Assim, o projeto de reforma inclui a instalação de uma central de gás na área externa do prédio, que vai servir a todos os apartamentos, controlando o risco de acidentes com botijões.

Outras ações planejadas em prol da segurança: a construção de uma guarita com cancelas na entrada do prédio, a instalação de um sistema anti-incêndio e o cercamento em alambrado em torno de toda edificação. Será construída também uma rotatória em frente ao edifício, favorecendo a circulação de veículos.

A pintura das áreas interna e externa, para combater o mofo, e a impermeabilização dos banheiros, para resolver as infiltrações, também estão garantidas. As telhas da cobertura serão igualmente substituídas, resolvendo o problema de vazamento e aquecimento.

Vale ainda ressaltar que a Moradia Estudantil foi um dos prédios contemplados, em outubro do ano passado, no projeto WiFi-UFSJ, coordenado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), que vem disponibilizando pontos de acesso integrados nos seis campi da Universidade, de modo a oferecer conexão livre, eficiente e de qualidade para toda a comunidade acadêmica.

Recursos próprios
A execução da reforma da Moradia e de outras que foram licitadas no final de 2020 se deve a um esforço feito pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan) no sentido de remanejar recursos de custeio do orçamento da UFSJ, os quais não foram executados durante o ano. Os recursos de custeio incluem itens diversos indispensáveis ao funcionamento da Universidade, como contas de luz, água, telefone, e também diárias e passagens aéreas.

Segundo o pró-reitor, professor Renato da Silva Vieira, foi realizado, com o aval da Reitoria, um levantamento das “economias” que a UFSJ faria com os campi fechados. “Feito o cálculo, conseguimos autorização da Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC e conseguimos realocar as verbas do custeio em obras e reformas que realizaremos neste ano”, explica.