Schopenhauer e o Rei do Baião juntos na Filosofia

Publicada em 11/03/2021

Nesta quinta, 11, às 19h, Ismael Lima, mestrando em Filosofia na UFSJ, lança o livro Música e sofrimento: um encontro entre Arthur Schopenhauer e Luiz Gonzaga, com transmissão pelo Facebook do Instituto Trilhas, instituição da qual é co-fundador e presidente.

A versão e-book já se encontra disponível gratuitamente no site da Editora Phillos. Os primeiros exemplares da versão impressa serão destinados a algumas escolas da rede pública municipal e estadual dos municípios cearenses de Senador Pompeu e Juazeiro do Norte, como também para bibliotecas do Instituto Trilhas e da Universidade Federal do Cariri.

De acordo com a professora orientadora da pesquisa, Regiane Lorenzetti Collares, o livro explora “ao longo de uma composição filosófica ímpar, as melodias poéticas da vida sertaneja que, apesar de ser tão castigada pelos reveses da natureza, pela secura da terra, ressoa potente e exuberante pelas palavras do autor, na aproximação criativa entre o pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer e a música do canta(dor) nordestino Luiz Gonzaga.”

Em seu mestrado, Ismael pesquisa os campos de concentração da seca de 1932 no Ceará, especialmente em Senador Pompeu, a partir de uma perspectiva biopolítica, apostando numa Filosofia que dialogue com os elementos de nossa cultura, política e história, sem, contudo, rejeitar a tradição filosófica, que se torna mais próxima do público.

Acompanhe o trabalho do pesquisador no site do Instituto Trilhas.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom