Pesquisadoras da UFSJ palestram em festival nacional

A fotógrafa Thais Andressa Silva e a professora do curso de Comunicação Social da UFSJ, Kátia Lombardi, participam, nesta terça, 16, da 7ª edição do Festival Pequeno Encontro Fotográfico. As pesquisadoras apresentam o artigo Fotógrafas nas linhas de frente: reflexões sobre o gênero na fotografia de guerra.

O trabalho investiga a atuação das mulheres na documentação de guerras ao longo dos séculos XIX ao XXI, tendo como foco a análise da vida e obra de três fotógrafas que atuaram em conflitos distintos: Lee Miller (1907-1977), Gerda Taro (1910-1937) e Alexandra Boulat (1962-2007). “Por meio da análise e reflexão sobre as imagens produzidas por elas, procuramos identificar características do olhar feminino, nos elementos formais e expressivos das fotografias realizadas por essas fotojornalistas”, escrevem as pesquisadoras.

O Festival vai até o dia 19 de março, com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook. A programação conta com debates ao vivo, exposições e oficinas, e pode ser revista a qualquer momento nos canais oficiais do evento.

Na foto que ilustra essa matéria, vemos Gerda Taro fotografada por Fred Stein.

 

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom


Publicada em 16/03/2021
Fonte: ASCOM

 Voltar