Lançado edital do Inverno Cultural 2021

A Universidade Federal de São João del-Rei lançou, na última quinta, 1º de abril, o edital de seleção de propostas artístico-culturais para seu mais tradicional festival de arte e cultura, o 32º Inverno Cultural UFSJ. O evento integrado vai ser realizado de 21 a 29 de agosto, em São João del-Rei.

Após ter a edição 2020 cancelada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Inverno volta neste ano em formato diferente: as atrações serão on-line, transmitidas pelo site do festival. Há a possibilidade de algumas atividades serem realizadas presencialmente, se, em agosto, as condições de segurança sanitárias permitirem.

Serão até 75 propostas classificadas pelo edital, em 22 modalidades, divididas em cinco áreas temáticas: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura. Podem se inscrever, no período de 17 a 27 de maio, exclusivamente por e-mail, grupos e artistas que tenham CNPJ. Os participantes devem enviar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com a documentação exigida para cada modalidade artística.

A 32ª edição retoma o tema pensado em 2020. O festival se inspira na prática cômica ritualística do xamã do riso Hotxuá, da mitologia indígena Krahô, do norte do Tocantins, a fim de afirmar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e o fazer rir se constituem como práticas necessárias para o estabelecimento de equilíbrio social, harmonia, laços e resistência. Ao assumir suas contradições, os palhaços sagrados ritualizam seus corpos, conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, a alegria, intensificada pela força e sabedoria dos povos originários que habitam nosso Brasil, se torna a afirmação da própria vida.

A íntegra do edital de seleção pode ser acessada nos seguintes endereços: https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais e https://www.ufsj.edu.br/proex/editais.php. O resultado será divulgado no dia 21 de julho, nesses mesmos canais.

Semana de Produção Artística
Como programação paralela ao Inverno Cultural, está prevista, entre os dias 23 e 27 de agosto, a 1ª Semana de Produção Artística UFSJ (I Separt), aberta aos coordenadores e às coordenadoras de propostas aprovadas nos editais de Apoio à Criação e Circulação Artística de 2018 e 2019, respectivamente, editais números 10 e 003, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Devido à pandemia, a I Separt também será on-line, as atrações apresentadas em plataformas digitais. As mesas programadas, para a apresentação de trabalhos e processos criativos, serão divididas por áreas. Esta primeira participação não será obrigatória, em respeito às limitações que o isolamento social impõe, o que afeta diretamente as ações de criação e circulação artística, e pelo fato de a Semana estar planejada para o intervalo entre os períodos letivos remotos da graduação.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário somente, até 30 de abril. O mesmo projeto aprovado em Criação e apresentado em diferentes modalidades de Circulação deve ser inscrito apenas uma vez, informados o resumo (obrigatório) e o link (se for o caso de material audiovisual) e/ou anexadas imagens das atividades realizadas. Em caso de dúvidas sobre a Separt, o contato se dará pelo e-mail editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br.

Participação da comunidade interna no Inverno
Propostas vindas das comunidades internas da UFSJ e do IF-Sudeste MG, campus São João del-Rei, poderão participar voluntariamente do 32º Inverno Cultural por meio de chamada exclusiva, que será aberta no dia 3 de maio. Mais informações, neste e-mail.


Publicada em 05/04/2021
Fonte: ASCOM

 Voltar