UFSJ oferece apoio logístico à vacinação contra a Covid-19

Publicada em 19/04/2021 - Fonte: ASCOM

A UFSJ reforça as ações da campanha de vacinação contra o SARS-CoV-2 oferecendo apoio logístico a todas as Secretarias de Saúde das cidades onde a Universidade possui campus. A parceria foi firmada por meio da disponibilização de seis ultrafreezers que serão utilizados, caso necessário, para armazenamento de imunizantes, que exigem baixíssimas temperaturas de conservação. Os veículos da instituição, que incluem automóveis, caminhões e ônibus, também estão prontos para atender aos órgãos de saúde no transporte de vacinas ou mesmo de profissionais para atuarem em alguma das atividades relacionadas ao plano de imunização.

De acordo com a presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a vice-reitora Rosy Ribeiro, a Universidade oficializou à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais que sua infraestrutura está à disposição para as iniciativas que envolvam a campanha de vacinação. “A UFSJ se prontificou a oferecer qualquer suporte que possa contribuir para que a imunização da sociedade aconteça o quanto antes. Neste momento, ultrafreezers, que chegam a uma temperatura menor que 70º, e toda a frota da instituição já estão disponíveis para os órgãos de saúde do Estado”, enfatiza.

A diretora da Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, destaca a importância do apoio da UFSJ, fundamental para o planejamento das estratégias de imunização. “A UFSJ compõe o plano de contingenciamento para que, caso seja necessário, possamos manter a qualidade da vacina contra o novo coronavírus e a logística de sua distribuição.”

A disponibilidade da UFSJ em colaborar com as ações voltadas à campanha de vacinação contra a Covid-19 também foi salientada por Edwalda Assumpção. “A Universidade não se furtou, em momento algum, a colaborar com a Gestão da Saúde Pública Regional, através da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, numa presteza ímpar. Assim, passamos a contar com alternativas estratégicas para a logística de disponibilização, que incluem transporte e ultrafreezers de vacinas para nossa gente. Aproveito para registrar os agradecimentos à Reitoria da UFSJ e à Prefeitura de Campus pela parceria.”