Dezembro 2020: UFSJ reage à determinação de volta às aulas presenciais<br />

Publicada em 19/05/2021

Na oitava série dos destaques desses primeiros 365 dias de trabalho, a aprovação das diretrizes para o trabalho remoto, com todas as informações e orientações relacionadas às atividades laborais administrativas e acadêmicas durante o enfrentamento à pandemia, tornou-se referência de discussão colegiada entre três segmentos da Universidade, trazendo, na avaliação dos sindicatos, “segurança e tranquilidade” para toda a comunidade. Dezembro foi o mês de se reafirmar o compromisso de uma possível retomada das atividades presenciais somente em condições de segurança para todos; de comemorar a aprovação de dois projetos no PPSUS, a regulamentação da formação em Extensão e a divulgação do resultado da segunda etapa do PIE-Covid; e também de participar da primeira avaliação coordenada do Ensino Remoto Emergencial. Relembre:

O reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, garantiu, hoje, 2, que a comunidade acadêmica jamais será colocada em risco. É uma resposta da Reitora à Portaria 1030/2020, do MEC, que determina o retorno às aulas presenciais a partir de janeiro de 2021. Marcelo, que esteve reunido durante toda a manhã com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, afiançou que um posicionamento coletivo e definitivo em relação à Portaria será tomado pela Andifes, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, que se reúne, em plenária.

Marcelo disse que, nesse momento, em que há um crescimento exponencial do número de infectados por Covid-19, mortes e ocupação máxima dos leitos de hospitais, é complexo se pensar na volta às atividades presenciais. “É um momento de termos calma, de resolvermos essa questão coletiva e acertadamente. Nosso primeiro compromisso é com a preservação da vida, do bem-estar da comunidade acadêmica e da comunidade em geral”, observou.

Marcelo reafirmou, ainda, que o posicionamento da Reitoria estará em consonância com a autonomia universitária e com as deliberações dos Conselhos Superiores e da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, que são contrários à retomada de atividades acadêmicas que coloquem em risco a saúde e a vida da comunidade universitária.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8441.