Proen: dificuldades superadas com participação

Publicada em 21/05/2021 - Fonte: ASCOM

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação viveu experiências desafiadoras nos primeiros doze meses de trabalho. A implementação do primeiro período remoto emergencial da UFSJ e todas as ações que envolveram sua realização foi o principal desafio enfrentado. A participação e a colaboração fizeram com que as dificuldades fossem superadas e o sucesso das conquistas comemorado, como conta a pró-reitora Elisa Tuler de Albergaria na entrevista abaixo:

Primeiro ano de gestão
O primeiro ano de gestão foi um grande desafio, não só pela dificuldade em si de transição, mas pelas transformações impostas pela pandemia. Esse momento nos obrigou a repensar procedimentos administrativos e pedagógicos, principalmente, nas estruturas e metodologias nos cursos de graduação. Essas mudanças envolveram muita resiliência, trabalho e colaboração entre todos que atuam na PROEN, juntamente com a comunidade acadêmica.

Conseguimos promover espaços de debate que garantiram a participação da congregação e de toda a comunidade nos encaminhamentos para a retomada do calendário de forma remota. Também foram desenvolvidas diversas ações relativas aos processos e resoluções que envolvem os cursos de graduação e buscamos de maneira constante melhorar a comunicação com as coordenadorias e departamentos para atendimento às demandas que chegam diariamente à PROEN.

Dificuldades e conquistas
A principal dificuldade enfrentada foi garantir a passagem do ensino presencial para o modelo remoto com qualidade, visando o mínimo de prejuízos à formação dos graduandos. O esforço de toda comunidade acadêmica foi fundamental para que isso acontecesse, desde o debate para implementação desse modelo em diferentes instâncias até o trabalho realizado nas aulas virtuais. Considero que avançamos muito e estamos aprendendo com a nova realidade imposta pela pandemia e agravada pelas dificuldades orçamentárias.

Entre as conquistas tivemos o encaminhamento para a retomada do nosso calendário dos cursos de graduação, que contou com a participação de mais de 10 mil alunos nos períodos de Ensino Remoto; a oferta de mais de 1,4 mil vagas em capacitações para docentes e a criação de um site específico que reúne todas as informações referentes a esse período.

Além disso, foram propostas melhorias nos processos administrativos e pedagógicos com a criação de comissões para discussão dos assuntos demandados pela comunidade sob a responsabilidade da PROEN, assegurando participação de todos nos processos decisórios.

Desafios
Promover os ajustes necessários para a melhoria do modelo de ofertas e execução de Unidades de forma remota é o maior desafio que prevemos enfrentar. Estamos constantemente atentos aos impactos desse modelo na formação dos graduandos e buscamos um gerenciamento compartilhado para encontrarmos as melhores soluções. Também estamos desenvolvendo trabalhos de diagnóstico para melhorar o planejamento das ações da PROEN, como: evasão, políticas de ensino de graduação, aprimoramento de resoluções e implantação do SIGAA nas graduações.

A pró-reitoria atua ainda na promoção de capacitações e eventos sobre temáticas importantes para os cursos de graduação, revisão dos projetos pedagógicos e melhoria da comunicação com a comunidade acadêmica e externa sobre ações que envolvem assuntos de interesse desses grupos. Por fim, buscamos implementar melhorias no processo de avaliações internas e externas, promover a criação de critérios e mapeamentos para levantamento das necessidades dos cursos, dentre outras iniciativas. Em todas as ações, com o seu trabalho, a PROEN se esforça cotidianamente para estar sempre próxima de todos que constroem a UFSJ e estar sempre à disposição para o que necessitam.