Fevereiro 2020: Alunos da UFSJ passam a ter e-mail institucional

Publicada em 21/05/2021

Já está disponível para utilização dos estudantes regularmente matriculados na UFSJ o novo e-mail institucional. A informação é do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), Rodrigo de Carvalho Santos.

De acordo com Rodrigo, a extensão do uso do e-mail institucional é uma demanda antiga dos estudantes. “Desde 2013, a UFSJ aderiu ao G-Suite for Education, que permitia o uso de diversas ferramentas, mas apenas para uso de técnicos e docentes da instituição. Com a pandemia, o ensino remoto ampliou a necessidade do e-mail institucional para estudantes, o que agora está sendo disponibilizado”, explica.

Para resolver a demanda, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação promoveu, no ano passado, a regulamentação do uso do e-mail da instituição. As regras foram aprovadas pelo Conselho Universitário (Consu), e constam da Resolução 023/2020. “Com o uso regulamentado, tivemos respaldo para ampliar o acesso. Passamos, então, de um universo em torno de dois mil usuários para cerca de 15 mil. Na semana passada, o NTInf se dedicou à tarefa de criar os novos e-mails. Foram criados 12.609 endereços para alunos de graduação, 1.102 para estudantes de mestrado e doutorado, e outros 2.243 para alunos de cursos EAD e especializações lato sensu”, contabiliza o diretor do NTinf.

Como ficam e-mail e senha
O estudante regularmente matriculado já tem e-mail disponível. De acordo com Rodrigo, os novos e-mails foram criados a partir de informações fornecidas pelo próprio aluno no ato de sua matrícula na UFSJ, acrescido da terminação @aluno.ufsj.edu.br. Assim, se o estudante comunicou que seu e-mail particular era abc12@yahoo.com, o institucional passa a ser abc12@aluno.ufsj.edu.br.

O que muda é a senha de acesso. Os estudantes regulares da UFSJ, dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, utilizarão a mesma senha já usada para acessar o Minha UFSJ. Já os alunos de EAD e da pós lato sensu, deverão utilizar o próprio CPF como senha e, por motivo de segurança, alterá-la logo na primeira conexão.

Vantagens
Para o diretor do NTInf, a ampliação do e-mail trará vantagens para os estudantes. “A partir de agora eles terão mais ferramentas para utilizar. Por exemplo: para publicar artigos, os estudantes pesquisadores precisam de um e-mail institucional. Na matrícula, o calouro recebe o seu, e vai utilizá-lo em diversas situações da sua vida acadêmica, enquanto estiver estudando na UFSJ”, ressalta. Rodrigo Santos destaca também que os novos sistemas acadêmicos que estão sendo implantados na UFSJ requerem e-mail para cada aluno. “Através dele, o estudante conseguirá realizar diversas ações, como emitir histórico, alterar seu plano de estudo, entre outras. O e-mail funcionará como um canal de comunicação do estudante, em diversos sistemas.”

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8573