Seminário aborda a inserção da extensão nos currículos dos cursos da UFSJ

Publicada em 21/05/2021

De 25 a 27 de maio, com transmissão da TV UFSJ, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realizará o Seminário “Extensão em Encontros”. O evento on-line corresponde à primeira etapa de ações que buscam auxiliar os cursos da UFSJ na inserção da Extensão em seus Planos Pedagógicos de Curso (PPCs). Em abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a resolução 008, permitindo a inclusão da Extensão nos currículos dos cursos de graduação e facultativamente da pós-graduação.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e coordenador geral do evento, professor Francisco Brinati, o Seminário está estruturado em quatro mesas de debates. “A ideia é conceituar a Extensão, suas diretrizes e os desafios que se colocam neste cenário de isolamento social, além de resgatar o histórico da relação da UFSJ com a comunidade externa”, detalha o pró-reitor.

A série “Extensão em Encontros” terá outras edições brevemente. “Serão sempre encontros em que trataremos da Extensão na UFSJ, mas também do cenário nacional”, adianta Brinati.

Convidados e mesas

As quatro mesas previstas serão mediadas pelo pró-reitor de Extensão, pela diretora da Divisão de Projetos e Apoio à Comunidade, Simone Bassi, e pelo chefe do Setor de Extensão (Setex), Robson Miranda.

Já na primeira delas, o evento terá como convidada a decana da Extensão na Universidade de Brasília (Unb), professora Olgamir Amancia, que também preside o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior. “É um dos principais nomes da Extensão no país”, comenta Francisco Brinati.

Nas mesas que ocorrerão na quarta-feira, serão reunidos todos os pró-reitores da de extensão da UFSJ, desde a época da fundação, em 1987. “Queremos conhecer a história da extensão na nossa Universidade e homenagear quem trabalhou para que esta alcançasse a excelência que tem hoje na casa”, explica.

Para finalizar o evento, os convidados serão o professor da UFABC, Daniel Pansarelli, que abordará o processo nacional de inserção da Extensão nos currículos, e o pró-reitor de Extensão da UFSJ, que apresentará a resolução do Conep, com as particularidades da normativa da UFSJ. “Esta será uma ótima oportunidade para conhecer e tirar dúvidas sobre todo o processo”, diz.

As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico disponível nos dias do evento, estando prevista a emissão de certificado. Para assistir, basta acessar a transmissão da TV UFSJ no seu canal do YouTube.

Resolução

A Extensão na UFSJ entrará num novo patamar. Em abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a resolução 008, que regulamenta a inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação e, de forma facultativa, nos cursos de pós-graduação.

Antes de ser aprovada, a construção dessa norma percorreu um longo caminho. “Foram vários debates, reuniões, encontros, consultas públicas e observações de modelos de outras instituições de Ensino Superior que já haviam aprovado as suas resoluções”, explica a diretora Simone Bassi.

Em setembro do ano passado, a equipe da Proex deu início aos trâmites institucionais em busca da aprovação da Resolução, cujo Anteprojeto passou pela Congregação e, em seguida, pelo Conep.

“Além da valorização da prática extensionista, a inserção da extensão nos currículos vai provocar mudanças significativas na relação sala de aula/aluno/professor. O conhecimento vai ultrapassar os muros da universidade e vai de encontro à comunidade, proporcionando o estreitamento entre as relações, a troca de saberes, o impacto na formação do aluno e na realidade social”, comenta Simone Bassi.

Para ela, o protagonismo dos estudantes permitirá uma vivência que eles não encontram dentro da universidade e para a UFSJ a nova resolução simboliza um grande passo para a valorização e consolidação da Extensão. “É através dela que a UFSJ tem a oportunidade de se aproximar ainda mais da comunidade e a vivência extensionista certamente abrirá novas perspectivas aos estudantes”, garante.

Outras informações sobre o Seminário e a nova resolução podem ser consultadas em https://ufsj.edu.br/extensao/formacao_em_extensao.php .

Confira a programação completa:

Terça, 25, 16h
Tema: “Extensão Universitária: diretrizes e desafios”
Convidada: Profa. Olgamir Amancia Ferreira
Decana de Extensão da Universidade de Brasília, presidenta do Forproex Nacional
Mediação Robson Miranda Silva (Setex)

Quarta, 26, 14h
Tema: “Extensão na UFSJ: ViCom - história e aprendizado com a comunidade”
Convidados: Vice-diretores: Rômulo Viegas (1987-1988), Guilherme Jorge de Rezende (1988-1994), Marcos Sávio de Souza (1994-1998), Maria ngela Resende (1998-2000) e Valéria Kemp (2001-2004)
Mediação Chico Brinati (Proex)

Quarta, 26, às 17h
Extensão na UFSJ: Proex - história e aprendizado com a comunidade