Abril 2020: Inscrições abertas para propostas ao Programa de Mobilidade Virtual Andifes

Publicada em 23/05/2021 - Fonte: ASCOM

O Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGrifes) abre inscrições para docentes interessados em oferecer cursos em ambientes virtuais para estudantes estrangeiros de todas as universidades filiadas à Andifes. O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil receberá propostas até 5 de maio.

O objetivo é propor, de forma coletiva, cursos on-line em língua estrangeira a parceiros internacionais, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. Os cursos devem ser oferecidos, preferencialmente, em inglês, francês ou espanhol. Em língua portuguesa, a sugestão é que sejam previstos na modalidade língua estrangeira adicional, voltados para áreas específicas (Português para medicina, português para sobrevivência, entre outros). A duração não deve ultrapassar seis semanas consecutivas, de preferência nos meses de julho e agosto. Datas, carga horária, plataforma de transmissão e canais de interatividade serão definidos pelos proponentes, com a possibilidade de aulas síncronas, assíncronas ou híbridas.

O planejamento dos cursos pode abranger todas as áreas de conhecimento, contanto que o conteúdo mantenha relação com a temática Brasil, e considere elementos como a língua, a cultura, a economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, questões sociais brasileiras. Os ministrantes decidem o número de vagas (entre 20 e 50), reservando 30% a estudantes brasileiros, caso haja disponibilidade. “É um programa de mobilidade inovador, que potencializa a formação em rede, abrindo um caminho conjunto para a internacionalização das universidades brasileiras”, destaca a assessora para Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Sad.

A UFSJ poderá indicar até quatro propostas de cursos. Os professores interessados em participar do Destino Brasil deverão preencher o Formulário de Proposta de Curso, disponível para upload no site da Assessoria para Assuntos Internacionais, e enviá-lo para o e-mail assin@ufsj.edu.br. O edital completo do Programa da Andifes e a Chamada Interna estão publicados aqui.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8757