PPGCM inova com política de apoio à maternidade e à paternidade em seleção

Publicada em 27/05/2021

Mães e pais candidatos às vagas do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ (PGCM) para o curso de mestrado acadêmico com ingresso em 2021 poderão usufruir de nova política de avaliação. É a primeira vez que um programa de pós-graduação da UFSJ propõe políticas de apoio à maternidade e à paternidade para a seleção de discentes.

A coordenadora do PPGCM, professora Érika Alvarenga, explica que acompanha o crescimento do movimento Parent in Science e como ele tem contribuído de forma importante na inserção de políticas públicas para minimizar os impactos da maternidade e paternidade na carreira científica. Além disso, Érika acrescenta a reflexão surgida na pandemia sobre como o núcleo familiar é importante para os pesquisadores e futuros pesquisadores (candidatos ao edital), e como os filhos impactam na produtividade.

Recentemente o CNPq incluiu na Plataforma Lattes a opção para adicionar o período de licença maternidade, o que impacta diretamente na produção de pesquisadoras e que, de acordo com a coordenadora, deve ser levado em consideração em editais. Érika, que é integrante da Comissão para discussão de política institucional para inclusão da licença maternidade nos processos avaliativos da pesquisa e da Pós-graduação da UFSJ, introduziu a ideia de inclusão de Políticas de apoio à maternidade e paternidade para o colegiado do PPGCM, formado por mulheres, mães e pesquisadoras. A aprovação foi unânime e considerada uma ação importante para o Programa, além de ser um grande incentivo para adoção da atitude por demais PPGs.

“Nosso programa já teve discentes que se tornaram mães no meio do mestrado e pudemos ver como é importante ter pessoas que dão apoio e compreendem. A intenção é manter e ampliar as políticas de apoio à maternidade e paternidade no PPGCM. Ser pioneiro em ações como esta é uma grande responsabilidade, porém é preciso que alguém inicie o processo de mudança. Esperamos que nossa ação possa inspirar demais PPGs e atingir as mães e pais que desejam realizar pós-graduação. Ter filhos é natural e apoiado pelo PPGCM”, conclui a professora Érika.

Seleção
Mães com filhos até 12 anos de idade terão fator de correção de 1,2 multiplicado pela nota do Curriculum Vitae, sendo condicionado à apresentação de certidão de nascimento do(s) filho(s) junto aos documentos de inscrição. Pais com filhos até 12 anos de idade terão fator de correção de 1,1 multiplicado pela nota do Curriculum Vitae, sendo condicionado à apresentação de certidão de nascimento do(s) filho(s) junto aos documentos de inscrição.

As inscrições para Mestrado, com linhas de pesquisa em Morfofisiologia dos sistemas e Imunofisiopatologia dos sistemas, podem ser realizadas até 18 de junho de 2021. A inscrição será realizada unicamente por preenchimento do formulário de inscrição que estará disponível no site e enviado para o e-mail selecao.ppgcm@gmail.com, juntamente com os documentos de apresentação obrigatória que podem ser conferidos no Edital PPGCM Nº01/2021. Não será cobrado Taxa de inscrição.