UFSJ investe no enfrentamento da Covid-19

Publicada em 31/05/2021

A UFSJ investiu mais de R$1,6 milhão na compra de itens voltados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. O montante, oriundo do orçamento do ano passado, incluiu a aquisição de insumos e materiais que serão utilizados em diferentes atividades realizadas pelos cursos de Medicina da universidade, nos laboratórios do Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO), em projetos da instituição direcionados ao combate ao vírus, entre outras ações.

De acordo com a presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a vice-reitora Rosy Ribeiro, todos os esforços estão sendo realizados para atender à comunidade da UFSJ, seja na busca de recursos financeiros ou na confecção de protocolos de biossegurança. “A UFSJ trabalha constantemente para promover ações voltadas ao combate à pandemia. Neste sentido, os insumos e materiais adquiridos estão sendo utilizados para adequação dos espaços da instituição aos protocolos sanitários e também para a promoção de atividades de extrema importância neste contexto, como a realização de testes de diagnóstico, a confecção de álcool gel, entre outras iniciativas”, complementa.

O maior montante, aproximadamente R$ 796 mil, foi investido na compra de itens para viabilizar a realização de testes de diagnóstico molecular do vírus SARS-CoV-2. Insumos, materiais e equipamentos atendem às demandas dos laboratórios do CCO. As atividades que estão sendo desenvolvidas integram o Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia COVID-19, seus impactos e efeitos (PIE-COVID-19), incluindo as ações dos projetos Avaliação de estratégias de implantação do diagnóstico de COVID-19 e Produção de proteínas recombinantes para diagnóstico imunológico da COVID-19.

Com intuito de assegurar a realização dos testes, o Laboratório de Biossegurança 2 do CCO recebeu atenção especial da UFSJ com a contratação de empresas para prestação de serviços especializados. Um dos contratos, que totalizou R$ 26 mil, prevê a desinfecção de ambientes com utilização de luz UVC (ultravioleta) de alta performance, sensor de presença, sistema de alarme luminoso e sonoro e programador temporizador. Também foram investidos R$ 22,1 mil em contrato de manutenção preventiva e calibração de equipamentos deste laboratório que estão sendo utilizados na realização de testes de diagnóstico molecular do vírus SARS-CoV-2. Dois ultrafreezers deste laboratório também estão com manutenção corretiva contratada, totalizando R$ 12,8 mil, para atender às demandas das ações de enfrentamento à Covid-19.

Outros cerca de R$160 mil foram investidos na aquisição de insumos, EPI’s e equipamentos para produção de álcool gel e sabonete líquido no Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico do campus CCO. A compra de barriletes para armazenamento de álcool gel e água destilada representou outros R$1,5 mil. Todo o material produzido está sendo encaminhado aos campi da UFSJ e à Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, com posterior encaminhamento às unidades de saúde da cidade para enfrentamento da pandemia.

Com objetivo de garantir as condições sanitárias das instalações da UFSJ, um total de mais de R$ 75 mil foi destinado à aquisição de 500 dispensers, 1,5 mil litros de álcool gel e 1 mil litros de álcool etílico. Os materiais visam disponibilizar higienização a servidores e estudantes de todos os campi da UFSJ, contribuindo para a adequação dos ambientes aos protocolos de saúde.

Os professores e alunos dos cursos de Medicina dos campi Centro Oeste Dona Lindu (CCO) e Dom Bosco (CDB) também foram contemplados com aproximadamente R$ 255 mil, utilizados na compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s). A lista inclui a aquisição de luvas, máscaras, aventais hospitalares, óculos de proteção e de segurança. Outros cerca de R$ 202 mil foram destinados a materiais hospitalares e farmacológicos, também ligados às atividades para uso de servidores e estudantes.