Ação da UFSJ promove descarte correto de óleo de cozinha

Publicada em 02/06/2021

Na semana em que celebramos e refletimos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UFSJ destaca a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e como cada um pode contribuir para não prejudicar o meio ambiente e, de quebra, gerar renda a quem precisa.

Os resíduos de óleo de cozinha, quando descartados de forma incorreta, provocam diversos danos ao meio ambiente. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, o que ocasiona a mortandade de espécies aquáticas, polui os solos e a atmosfera, entre outros problemas. Por isso, como forma de evitar tamanho prejuízo e estimular a consciência ambiental, a UFSJ desenvolveu a ação ambiental Projeto Óleo Verde.

A iniciativa tem como objetivo coletar óleo de cozinha usado e proporcionar um destino final adequado, gerando renda para as comunidades. O volume do líquido, recolhido nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s), é destinado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São João del-Rei (Ascas). Ao todo, já foram encaminhados para a reciclagem cerca de 3 mil litros de óleo vegetal.

A coleta é realizada por meio de ecopontos, instalados nos campi Dom Bosco, Santo Antônio e Tancredo Neves, sendo de acesso a toda comunidade local. Porém, neste período de pandemia, é recomendado que as pessoas armazenem o líquido em garrafas PET e, no retorno das atividades presenciais da Universidade, levem esse óleo para os PEV´s.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Núcleo de Meio Ambiente ou entre em contato pelo e-mail nucleomeioambiente@ufsj.edu.br.