Empreendedorismo e inovação em pauta na UFSJ

Publicada em 08/06/2021 - Fonte: ASCOM

O governo de Minas Gerais tem fomentado o desenvolvimento econômico por meio da difusão da cultura do empreendedorismo e inovação no Estado, estimulando programas como o Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento desse ecossistema nas universidades mineiras, em parceria com instituições de ensino nas quais se incluem a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O impulso à educação empreendedora parte do desenvolvimento de projetos de pesquisas com potencial de negócio, como observado em outra iniciativa governamental em que a UFSJ está inserida, financiada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. O Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap) promove a pré-incubação de startups vinculadas também a instituições parceiras, como o Cefet-MG, a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará, o Grupo de Educação Ética e Cidadania e a Prefeitura de Itapecerica.

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da UFSJ conta ainda com outras iniciativas de mesmo viés. O Grupo de Inovação Tecnológica (Grite) e a recém-criada Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) trabalham no sentido de desenvolver o espírito empreendedor na macrorregião de Divinópolis.

De forma mais pontual, os projetos descritos acima visam promover eventos para a comunidade acadêmica, com o intuito de disseminar conhecimento sobre inovação e empreendedorismo, de modo a transformar a pesquisa acadêmica em modelos de negócio que possibilitem a apresentação de soluções tecnológicas desenvolvidas por startups, com foco nas problemáticas que assolam a sociedade. É o que basicamente pretende o Movap StartUp Day, que acontece neste sábado, 12, a partir das 9h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ, e apoio do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) da Universidade.

“Nosso objetivo vai além da validação das soluções apresentadas. Ao ser televisionado pela TV UFSJ, pretendemos expandir o ideal empreendedor não só na região, mas também chegar àqueles jovens empreendedores longínquos, motivando-os a explorar suas ideias na busca por solucionar novos desafios, a fim de que possam contribuir com a inovação tecnológica no ambiente produtivo”, declara o coordenador do Netec, professor Paulo Granjeiro.

Neste dia, os empreendedores membros do Movap terão a oportunidade de expor suas propostas e iniciativas empreendedoras na forma de pitches (com duração de três minutos) a uma seleta banca avaliadora, composta por profissionais da área: Leandro José Rodrigues, sócio-fundador da empresa Fusion Tecnologia; Gabriela Teixeira de Melo, analista de inovação do Sicoob Divicred; Denis Magela, analista de negócios do Sebrae-MG; Marcel Martins, diretor de relacionamento – PD&I Mercado na Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec Brasil); e Marcelo Martins, CEO da Magtech Brasil, empresa de base biotecnológica com foco em saúde, nascente de base acadêmica.

Para Diego Fernandes Livio, doutorando em Biotecnologia pela UFSJ, e um dos organizadores do evento, a promoção de eventos dessa natureza tem por finalidade tornar a Universidade “um dos pontos de referência empreendedora na região, buscando incrementar o pensamento inovador, para transformar ideias em soluções tecnológicas de alto impacto social.”

Ilustração: Vinícius Tarabal